Além de atuar em consultório particular, é nutricionista da equipe do Instituto Nutrindo Ideais. Formada pela Unive...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Até os seis meses de vida, o leite materno é o único alimento que o bebê necessita. É através dele que a criança encontra todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Mas não é só o bebê que precisa estar saudável. A saúde e o bem-estar da mãe durante a amamentação são fundamentais para garantir um período tranquilo e cheio de benefícios para ambos.
Entenda como deve ser para a mulher a alimentação durante a amamentação e os alimentos que devem fazer parte das refeições durante esse período.
Como deve ser a alimentação na amamentação?
Ao amamentar a mulher gasta mais energia e esse gasto energético deve ser acompanhado na alimentação, como explica a nutricionista Michelle Ferreira, do Instituto Nutrindo Ideais. “A amamentação apresenta maiores necessidades de proteínas, vitaminas e minerais. Recomenda-se que o subsídio diário para ingestão adicional de calorias seja de cerca de 500 kcal/dia”.
A profissional recomenda fracionar a alimentação em seis refeições ao dia, pois dessa forma é possível “fornecer níveis glicêmicos constantes, mais adequados para melhor aproveitamento nutricional no intenso processo metabólico da amamentação”, indica. É importante que a mãe também se mantenha hidratada, consumindo pelo menos três litros de água por dia, informa Michelle.
Saiba mais: Canjica aumenta a produção de leite materno? Tire 11 dúvidas sobre alimentação e amamentação
Alimentos permitidos durante a amamentação
Os alimentos que são recomendados durante a amamentação são:
- Frutas, como melancia, abacate, maçã
- Vegetais, como alface, brócolis, repolho
- Tubérculos, como batata, batata-doce, aipim
- Cereais integrais, como pães e arroz integrais
- Proteínas, como frango e ovos
- Peixes, recomendado o consumo três vezes por semana
- Oleaginosas, como castanhas e amêndoas
Alimentos que devem ser evitados durante a amamentação
Entre os alimentos que devem ser evitados durante a amamentação estão
- Café, não é aconselhado ultrapassar três xícaras (100ml) diárias, pois a cafeína pode provocar irritabilidade e insônia no bebê
- Chás, sendo permitido apenas os chás de frutas orgânicas e gengibre
- Bebidas alcoólicas
A relação dos alimentos consumidos pela mãe com o aparecimento de cólicas em recém-nascidos ainda é debatida é objeto de estudo, como o produzido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho apontou que “vários são os alimentos potencialmente envolvidos, sendo difícil determinar recomendações de dieta de eliminação às nutrizes para a prevenção de cólica nos lactentes”.
“Existe a possibilidade de alguns alimentos, como leite de vaca, soja, trigo e nozes, passarem para o leite materno e provocarem cólicas. No entanto, esses alimentos só devem ser retirados da dieta da mamãe caso as cólicas estiverem associadas com outros sintomas gastrintestinais que indiquem alergia alimentar, como a presença de sangue nas fezes do bebê”, indica a nutricionista.
Saiba mais: Amamentação pode proteger mães contra doenças cardiovasculares por até 3 anos
Dieta durante a amamentação?
Na busca por retornar ao corpo pré-gestação, é comum que algumas mulheres procurem métodos de emagrecimento, como dietas. No entanto, a privação de certos nutrientes pode colocar em risco a qualidade da amamentação.
“Fazer ‘dieta’ é um fator de estresse e pode prejudicar o processo de aleitamento materno. A orientação alimentar deve respeitar o hábito da nutriz [mulher que amamenta] sem negligenciar o aporte dos nutrientes essenciais para a saúde”, afirma a nutricionista.