Nutricionista formada pelas Faculdades Integradas São Camilo e especialista em Nutrição Clínica concedido pela ASBRAN -...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Muitas pessoas que menstruam precisam enfrentar desconforto e dores durante o período menstrual, mas o que muitas ainda não sabem é que, além dos medicamentos tradicionais, como analgésicos, anti-inflamatórios e anticoncepcionais, existem outras formas práticas e eficazes para aliviar o incômodo que aparece todos os meses. Abaixo, confira as oito dicas para eliminar as cólicas do período menstrual.
Leia também: A menstruação está atrasada? Conheça 8 possíveis causas
1 - Massagens
As massagens que utilizam técnicas de calor são excelentes para aliviar dores e inchaços durante o período menstrual. Massagens, como ayurvédica, tuiná, shiatsu e reflexologia também ajudam a melhorar a circulação e a relaxar os músculos.
2 - Exercícios físicos
A prática regular de atividade física libera endorfinas, que funcionam como um analgésico natural e podem melhorar o ânimo. Isso significa que atividades como correr, nadar, fazer ioga ou andar de bicicleta podem reduzir as dores menstruais ou até mesmo eliminá-las.
3 - Água quente
A água quente é perfeita para melhorar a circulação sanguínea, o que pode aliviar dores do ciclo menstrual. Tomar um banho quente e deixar a água cobrir bem a barriga pode garantir alívio e conforto imediatos.
Leia também: 7 alimentos para reduzir o consumo durante a menstruação
4 - Chás
Chás de camomila ou de menta ajudam a aliviar a dor, além de proporcionar uma sensação relaxante. Essas infusões naturais têm propriedades anti-inflamatórias que podem reduzir a intensidade das cólicas menstruais, enquanto o calor do chá ajuda a relaxar os músculos e a diminuir a tensão.
5 - Dieta sem gordura
“Frituras, manteigas e carnes gordurosas são as principais responsáveis pela elevação dos níveis de estrógeno e o consequente aparecimento das cólicas", explica a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional.
6 - Consumo de fibras
Cereais integrais, frutas e verduras ricas em fibras são alimentos que ajudam a reduzir o estrogênio em excesso, o hormônio responsável pela contração do útero e, consequentemente, pelas dores menstruais.
7 - Compressa quente
O calor da bolsa de água quente pode ajudar a aliviar as dores, já que faz os músculos relaxarem e os vasos sanguíneos se expandirem, gerando uma sensação de bem-estar. Para aliviar a cólica menstrual, basta por a compressa na área dolorida do abdômen por 10 a 15 minutos.
8 - Cálcio
De acordo com Roseli Rossi, alimentos ricos em cálcio, como vegetais verdes-escuros, leite e seus derivados, têm ação direta sobre a musculatura lisa do útero, reduzindo as contrações musculares dolorosas. E, por também serem ricos em triptofano, aminoácido ligado à produção de serotonina, estes alimentos ainda reduzem a tensão e a ansiedade típicas da TPM.
Saiba mais: Sua menstruação está saudável? Veja 4 sinais de alerta