Géssica Ortiz, nutricionista esportiva do Instituto Nutrindo Ideais, especializada em Nutrição Esportiva pela Universida...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Lidar com a cólica menstrual pode ser um desafio para pessoas que menstruam. Isso porque, dependendo de sua intensidade, o desconforto pode impactar diretamente na realização de tarefas do dia a dia. Alguns fatores possuem influência no desconforto, como a alimentação.
“A dieta deve ser parte de uma abordagem geral de cuidado com a saúde menstrual, que pode incluir outras estratégias, como exercícios físicos, controle do estresse e, em alguns casos, medicação sob a orientação de um profissional de saúde”, informa Géssica Ortiz, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais.
Dessa forma, a dieta pode ser usada como uma aliada para quem busca reduzir o as manifestações e ter um ciclo mais tranquilo. O MinhaVida listou 7 alimentos que ajudam a aliviar as cólicas menstruais para incluir no cardápio. Confira!
1. Peixes
Peixes como salmão, atum e sardinha são ricos em ácidos graxos e ômega 3, que lhe conferem propriedades anti-inflamatórias, o que reduz as cólicas menstruais. A ação desses elementos foi alvo de um artigo publicado no The International Journal of Gynecology & Obstetrics.
2. Espinafre
Folhas verdes, como o espinafre, são ricas em magnésio e podem auxiliar na redução das cólicas menstruais. Isso porque o consumo ajuda a relaxar os músculos, além de atuar nas alterações de humor que ocorrem durante a TPM.
3. Nozes
De acordo com Géssica Ortiz, as nozes também são ricas em ômega 3, poderoso anti-inflamatório que atua no alívio das cólicas menstruais. Outras oleaginosas, como amêndoas e castanhas, também agem na redução do desconforto.
Saiba mais: Como evitar as dores da cólica menstrual? Veja dicas simples!
4. Abacate
O abacate é outro alimento abundante em magnésio, e seu consumo reduz a contração muscular e alivia o quadro de cólica. Além disso, a fruta é rica em potássio, que reduz a retenção de líquido, comum durante a menstruação.
5. Semente de abóbora
A semente de abóbora é uma grande aliada no combate às cólicas menstruais. O alimento traz em sua composição magnésio e manganês, que atenuam a contração muscular, que provoca as cólicas, e ameniza os efeitos das oscilações hormonais.
6. Chás de ervas
A nutricionista aponta que chás como o de camomila e de gengibre podem auxiliar no alívio do desconforto. “[As ervas] possuem propriedades calmantes e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar as cólicas”, afirma.
O chá de hortelã também se mostrou eficaz na redução do sintoma, como demonstrou um estudo publicado no Iranian Journal of Nursing and Midwifery Research.
Saiba mais: Alívio das cólicas menstruais: pilates é uma opção?
7. Chia e linhaça
As sementes de chia e linhaça favorecem a redução das cólicas graças à presença de ômega 3 e fibras em suas composições. “As fibras podem ajudar a regular os movimentos intestinais, aliviando a constipação, que pode agravar as cólicas menstruais. Os ômega 3 contribuem para a redução da inflamação”, elucida Ortiz.