Médico Otorrinolaringologista do Alfa Instituto de Comunicação e Audição. Membro da Sociedade Brasileira de Otorrin...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O remédio para sinusite é uma das abordagens mais comuns para o tratamento da inflamação, que afeta a mucosa dos seios nasais. A indicação pode variar de acordo com o tipo de sinusite, que pode ser causada por vírus, bactérias ou pela exposição a substâncias alérgenas presentes no ambiente. No geral, os medicamentos servem para amenizar o processo inflamatório e aliviar os sintomas, como como dor de cabeça, pressão e dor na face, congestão nasal ou secreção nasal amarelada ou esverdeada.
Nas farmácias, existem diversas opções disponíveis para tratar quadros de sinusite, que devem ser receitados por um especialista após o diagnóstico. Eles possuem especificações e contraindicações específicas, então não devem ser utilizados sem orientação. Para te ajudar a entender como eles funcionam, listamos, abaixo, oito opções de remédios para sinusite e as principais indicações. Confira!
1. Soluções salinas
A primeira medida de tratamento de sinusite é o uso de soluções salinas para lavagem nasal. O método ajuda a dissolver as secreções nasais e alivia sintomas como congestão nasal, e deve ser iniciado logo após o início dos sintomas. As soluções salinas podem ser encontradas em diversos tipos, sendo mais comum em formato de sprays nasais ou conta-gotas, que é mais recomendado para crianças.
Em casos que a secreção nasal está amarelada, espessa ou em grande quantidade, você pode utilizar uma seringa de 10 ml a 20 ml com soro fisiológico e aplicar diretamente nas narinas, por cerca de quatro a cinco vezes ao dia.
Leia também: 8 opções de tratamento para sinusite
2. Budesonida
A budesonida é um corticoide em formato de spray nasal com propriedades anti-inflamatórias, que age reduzindo o inchaço e o desconforto local, diminuindo a obstrução nasal e a secreção causada pela sinusite. O início de sua ação ocorre em cerca de 10 a 24 horas após o uso, que deve ser feito da seguinte forma:
- Adultos e crianças a partir de seis anos: utilizar o spray contendo 50 mcg/dose em 2 aplicações em cada narina, 2 vezes ao dia ou 4 aplicações em cada narina pela manhã (400 mcg/dia). A dose máxima estabelecida é de 4 jatos por narina ao dia (400 mcg/dia)
- Crianças a partir de 12 anos e adultos: utilizar o spray contendo 100 mcg/dose em 1 aplicação em cada narina, 2 vezes ao dia ou 2 aplicações em cada narina, 1 vez ao dia (400 mcg/dia)
O medicamento é contraindicado para menores de 6 anos de idade e pessoas com alergia à budesonida, aos componentes da fórmula ou a outros corticoides. Ele também não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou durante a amamentação sem orientação de um médico.
3. Prednisona
A prednisona é um medicamento corticoide com potente ação anti-inflamatória e antialérgica, que contribui para amenizar o processo inflamatório e aliviar o inchaço da mucosa nasal. Ele é vendido em embalagens com comprimidos de 5 mg e 20 mg, e a dosagem é prescrita individualmente, dependendo da gravidade do quadro.
O remédio é contraindicado para uso por pessoas com infecções sistêmicas por fungos ou com reações alérgicas a prednisona, a qualquer um dos componentes da fórmula do produto Na gravidez ou amamentação, ele somente deve ser utilizado se os possíveis benefícios superaram os riscos potenciais para a mãe, para o feto ou recém-nascido. Isso deve ser avaliado por um médico.
4. Oximetazolina
A oximetazolina é um descongestionante nasal em formato de spray, utilizado para amenizar os sintomas de congestão nasal e coriza. Ele apresenta efeito quase imediato, mas é importante ressaltar que o medicamento não deve ser utilizado por mais de três dias, uma vez que o uso excessivo pode provocar efeito rebote e piorar os sintomas.
Ele é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula. Além disso, não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica. A solução nasal 0,5mg/ml também é contraindicada para crianças abaixo de 6 anos de idade.
5. Loratadina
A loratadina é um antialérgico que age inibindo os efeitos da histamina, uma substância produzida pelo corpo que atua em processos alérgicos, sendo indicada para o alívio dos sintomas de sinusite alérgica, como coceira no nariz, coriza e espirros frequentes. Ele é utilizado da seguinte forma:
- Adultos e crianças acima de 12 anos: 10 mL (10 mg) da loratadina uma vez por dia. Não administrar mais de 10mL em 24 horas
- Crianças de 2 a 12 anos com peso corporal abaixo de 30 kg: 5 mL (5 mg) da loratadina uma vez por dia. Não administrar mais de 5 mL em 24 horas
- Peso corporal acima de 30 kg: 10mL (10 mg) da loratadina uma vez por dia. Não administrar mais de 10mL em 24 horas
O medicamento é contraindicado para pessoas com algum tipo de reação alérgica ou incomum a qualquer um dos componentes da fórmula. Na gravidez, ele só deve ser utilizado caso os benefícios justifiquem os riscos potenciais para o bebê ou recém-nascido. Já no aleitamento, uma vez que a loratadina é excretada no leite materno, o especialista deve avaliar a interrupção da amamentação ou do uso do medicamento.
6. Amoxicilina
A amoxicilina é um antibiótico utilizado para o tratamento de uma gama de infecções causadas por bactérias, incluindo a sinusite bacteriana, que é provocada pela proliferação de microorganismos nas cavidades nasais e nos seios paranasais.
Nesses casos, a introdução do antibiótico deve ser considerada pelo médico quando o paciente não apresenta sinais de melhora após o uso de corticosteroides nasais ou soluções salinas, ou quando há piora nos sintomas. Eles são indicados por um período de 10 a 14 dias.
O medicamento é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade à penicilina. Antes do uso, também é importante averiguar possíveis reações de hipersensibilidade cruzada com outros antibióticos betalactâmicos, como as cefalosporinas. Na gravidez e na amamentação, ele só deve ser utilizado quando os benefícios potenciais sejam maiores que os riscos associados ao tratamento.
7. Paracetamol
Durante o tratamento de sinusite, o paracetamol pode ser receitado pelo médico para amenizar a dor de cabeça causada pela sinusite, além de uma possível febre que pode surgir em quadros de sinusite bacteriana. Seu efeito tem início 15 a 30 minutos após a administração oral e permanece por um período de 4 a 6 horas.
O medicamento não deve ser tomado por pessoas com alergia ao paracetamol ou outros componentes da fórmula. É importante lembrar que você não deve tomar mais do que a dose recomendada, pois isso pode trazer sérios problemas à saúde. Além disso, informe seu médico em caso de gravidez ou amamentação.
8. Ibuprofeno
Assim como o paracetamol, o ibuprofeno é um medicamento que pode ser utilizado durante o tratamento para aliviar alguns dos sintomas de sinusite. Sendo um anti-inflamatório, ele age diminuindo a inflamação e o inchaço na mucosa dos seios nasais, amenizando a dor de cabeça e a congestão nasal. Ele também pode ser usado para diminuir a dor de garganta e febre.
O medicamento é contraindicado para menores de 6 meses de idade, pessoas com alergia a qualquer um dos componentes da fórmula ou com úlcera gastroduodenal ou sangramento gastrintestinal. Ele também não deve ser usado na gravidez ou amamentação sem orientação médica.
Remédios caseiros para sinusite
Aliado ao tratamento de sinusite, que deve ser orientado por um médico após o diagnóstico, você pode adotar algumas medidas para amenizar os sintomas da inflamação, como dor de cabeça, congestão nasal, espirros e coriza. Os principais incluem:
- Nebulização com eucalipto, sal e água: é utilizado para reduzir as secreções nasais acumuladas durante a sinusite
- Chá de camomila: com propriedades calmantes, anti-inflamatórias e analgésicas, a bebida auxilia na melhora da congestão e a inflamação da garganta e da mucosa nasal
- Cloreto de magnésio: trata-se de uma solução salina, que contribui para a devida limpeza e descongestão nasal. O efeito é parecido com o soro fisiológico
Leia mais: 6 melhores remédios caseiros para sinusite
Referências
ANVISA. BUDESOLIDA - suspensão spray. 2021. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/1091858?nomeProduto=BUDESONIDA> Acesso em 23 out 2023.
ANVISA. PREDNISONA - comprimido. 2023. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/866696?nomeProduto=PREDNISONA> Acesso em 23 out 2023.
ANVISA. CLORIDRATO DE OXIMETAZOLINA - solução nasal. 2021. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/409640?nomeProduto=CLORIDRATO-DE-OXIMETAZOLINA> Acesso em 23 out 2023.
ANVISA. AMOXICILINA - cápsula. 2023. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/1014729?nomeProduto=AMOXICILINA> Acesso em 23 out 2023.
ANVISA. Loratadina - xarope. 2021. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/571022?nomeProduto=Loratadina> Acesso em 23 out 2023.
ANVISA. PARACETAMOL - comprimido. 2022. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/1153438?nomeProduto=PARACETAMOL> Acesso em 23 out 2023.
ANVISA. Ibuprofeno - comprimido. 2023. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/656586?nomeProduto=Ibuprofeno> Acesso em 23 out 2023.