Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Normalmente as cólicas são associadas à menstruação, mas o sintoma também pode surgir durante a gravidez. Mas será que sentir cólica na gravidez é normal? O MinhaVida explica mais sobre as causas do desconforto em cada fase da gestação e quando o sintoma deve ser sinal de preocupação. Confira!
É normal sentir cólica na gravidez?
A cólica na gravidez é considerada normal desde que o desconforto seja leve e não esteja associado a outros sintomas, como sangramento. “O útero é um músculo que precisa se adaptar à distensão que ocorre durante a gestação. Essa distensão é percebida como cólica pela gestante”, explica a obstetra Bruna Pitaluga.
Outros fatores que podem provocar a cólica na gravidez são:
- Gases
- Constipação intestinal
- Infecção urinária ou vaginal
- Dor no ligamento redondo (dor pélvica)
- Gravidez ectópica
- Cólicas de treinamento (cólicas de Braxton-Hicks)
Saiba mais: Infecção urinária na gravidez: sintomas, tratamento e riscos
O que significa sentir cólica em cada trimestre da gravidez?
O nível de intensidade da cólica não se altera em grande proporção durante toda a gravidez, mas a idade gestacional pode influenciar no motivo do surgimento desse incômodo .“No primeiro trimestre, a cólica intensa, incapacitante, com dor e associada ao sangramento vaginal deve ser avaliada quanto ao abortamento”, orienta a especialista.
“No segundo e no terceiro trimestre são incomuns as queixas de cólica; quando ocorrem, devem ser avaliadas tanto para a gestação quanto para comprometimento de outras funções. Exemplo: infecção urinária”, informa Pitaluga.
Quando a cólica na gravidez não é normal?
De acordo com Bruna Pitaluga, as cólicas na gravidez se tornam motivo de preocupação quando ocorrem em intensidade moderada a forte e estão associadas a sintomas como:
- Sangramento vaginal
- Mal-estar
- Náusea e vômito
- Febre
Saiba mais: Enjoo na gravidez: causas, quando começa e como diminuir
Outros sinais que podem ocorrer em conjunto com as cólicas e devem ser observados são:
- Calafrios
- Contrações repetitivas
- Dor de cabeça intensa
- Alterações de visão
É importante que a gestante busque assistência médica imediatamente ao experienciar qualquer sintoma que julgue anormal e siga corretamente as orientações de pré-natal. “Cada caso é único e deve ser avaliado pelo médico que acompanha a gestante”, aconselha Bruna.