Dra. Carla Bortoloto é médica dermatologista, formada pela UNIG (RJ). Especializou-se em Clínica Médica e Medicina Inter...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A psoríase é uma doença inflamatória da pele caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas que acometem o couro cabeludo, os cotovelos, os joelhos, os pés, as mãos, as unhas e a região genital.
Por se tratar de uma condição crônica, a psoríase não tem cura. No entanto, diferentes formas de tratamento podem ser usadas a fim de reduzir a aparência das lesões e aliviar sintomas como coceira e sangramentos. Saiba quais são as formas de tratamento para psoríase e para quais quadros são indicados.
Tratamentos para psoríase
As formas de tratamento para a psoríase podem variar de acordo com o tipo. “Todos precisam de acompanhamento com um dermatologista, pois cada um apresenta sua indicação específica, dependendo da área acometida e principalmente das comorbidades do paciente”, informa Carla Bortoloto, médica especializada em dermatologia clínica e cirúrgica.
Dessa forma, os tratamentos mais utilizados são:
Tratamento sistêmico
O tratamento sistêmico ocorre com o uso de medicamentos ou injeções, sendo prescritos em casos moderados, graves e para pacientes com artrite psoriásica. Os remédios para psoríase possuem efeito anti-inflamatório e evitam o crescimento das lesões.
De acordo com Carla Bortoloto, os medicamentos imunobiológicos são utilizados com mais frequência. “[Os imunobiológicos] se apresentam de maneira muito eficaz, sem efeitos colaterais importantes e oferecendo o clareamento total das lesões de pele em pouco tempo”, aponta.
Saiba mais: 5 sintomas de doenças de pele que merecem atenção
Outros remédios para psoríase que podem ser prescritos são:
- Metotrexato
- Acitretina
- Ciclosporina
Tratamento tópico
O tratamento tópico é feito com cremes e pomadas para psoríase com corticoides. Normalmente, são indicados em casos de psoríase leve ou para serem usados em conjunto com outra forma de tratamento. A aplicação tem o objetivo de deixar a pele mais hidratada e reduzir inflamações e descamações.
Quando a condição acomete o couro cabeludo, pode ser prescrito shampoo para psoríase. “[O couro cabeludo] por ser considerada uma área especial, deve ser tratado com medicamento sistêmico, podendo ou não associar o shampoo”, esclarece a especialista.
Saiba mais: Escamas na pele: saiba possíveis causas e como tratar
Fototerapia
A fototerapia consiste no uso controlado de luz ultravioleta para tratar as lesões da pele. O procedimento tem ação anti-inflamatória e evita o crescimento excessivo de células de pele. O método é indicado para pacientes com casos de psoríase grave, que possuem lesões extensas.