Ginecologista, Obstetra e Mastologista. Com experiência de mais de 20 anos, atua com métodos modernos de atendimento, co...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
As alterações hormonais pelas quais as gestantes passam durante a gravidez impactam todo o organismo. Além de afetarem a pele, o olfato e o lado emocional, o funcionamento intestinal também sofre modificações, provocando náuseas, gases e diarreia.
A seguir, o MinhaVida explica se, afinal, a diarreia na gravidez é normal e quais são as causas mais comuns por trás do sintoma. Confira!
É normal ter diarreia na gravidez?
Sim, é normal ter diarreia na gravidez. O sintoma costuma ser mais frequente no último trimestre da gestação, mas pode ocorrer durante toda a gravidez. Apesar de ser um quadro, a princípio, inofensivo, se a grávida apresentar um sintomas muito severos, com diversas defecações durante o dia e que persistem por mais de três dias, é importante buscar ajuda médica, já que gestantes são mais suscetíveis à desidratação.
Saiba mais: Candidíase na gravidez: sintomas, tratamento e se é perigosa
O que causa a diarreia na gravidez?
A diarreia na gravidez pode estar relacionada a fatores como:
Alterações hormonais
Em muitos casos, as alterações hormonais típicas da gravidez alteram o funcionamento intestinal, podendo causar diarreia ou constipação.
Estresse
Durante a gestação, é muito comum que a grávida apresente quadros de estresse. O que nem todos sabem é que o emocional está ligado a diversas partes do nosso corpo, inclusive à digestão.
Mudanças alimentares
Muitas mulheres costumam mudar seus hábitos alimentares durante a gestação, buscando aumentar a quantidade de nutrientes que consomem durante o dia. Nos primeiros dias, essas mudanças, principalmente se envolverem o aumento do consumo de fibras, também podem provocar a diarreia.
Intolerâncias alimentares
Com o aumento da sensibilidade do intestino a alguns alimentos, coisas que antes eram digeridas normalmente acabam encadeando um quadro de diarreia.
Diarreia na gravidez é um sintoma de trabalho de parto?
De acordo com a ginecologista e obstetra Mariana Rosário, a diarreia no final da gestação pode estar associada ao trabalho de parto. Isso porque as substâncias químicas responsáveis pelas contrações podem provocar o amolecimento das fezes.
“Se a gestante estiver próxima da data do parto, ela precisa prestar muita atenção porque pode ser que ela esteja já com contrações”, orienta a especialista.
Saiba mais: Enjoo na gravidez: causas, quando começa e como diminuir
O que fazer em caso de diarreia na gravidez?
A obstetra orienta que a gestante procure um médico para diagnosticar a causa do sintoma e prescrever a melhor forma de tratamento.
“Às vezes é uma disbiose (desequilíbrio das bactérias boas do trato intestinal) ou o intestino dela que está ruim e [o médico] vai entrar com probiótico. Se for uma infecção vai entrar com antibiótico. Se for uma parasitose, vai entrar com uma medicação para acabar com esses parasitas”, indica Mariana.
É importante que a grávida também busque ajuda profissional caso o quadro de diarreia esteja associado a outros sintomas como:
- Febre
- Dor abdominal
- Fezes com sangue
- Náuseas e vômitos