Terapeuta Clínica há 15 anos com abordagem cognitiva comportamental. Especialista clínica em Ansiedade, Crise de Pânico...
iVocê já se perguntou por que, após um dia de muito estresse, parece que seu corpo inteiro está fora de sintonia? Ou por que, depois de um momento de pura alegria, você se sente incrivelmente revigorado? A resposta pode estar em três palavras: saúde mental e hormônios.
O desequilíbrio hormonal pode ser um fator subjacente em uma série de condições, desde a fadiga crônica até problemas mais sérios, como doenças cardiovasculares e até câncer. Por outro lado, hormônios equilibrados estão associados ao bom funcionamento do sistema imunológico, ao otimismo e a uma maior qualidade de vida. A chave para este equilíbrio delicado? Sua saúde mental.
Quando nos deparamos com um problema, logo teremos uma descarga de cortisol para enfrentá-lo. Você pode, dar peso excessivo se angustiado pelo que deveria ter feito ou até todas as possibilidades ruins que poderão surgir. Esse cortisol se torna excessivo e assim, além de todo desequilíbrio hormonal e emocional, seu corpo fisicamente vai responder ao desgaste de forma negativa.
Mas, os problemas são inevitáveis, certo? O que fazer para evitar tal prejuízo?
A primeira etapa é se distanciar do problema e imaginar que está aconselhando uma pessoa sobre como solucioná-lo; se surgirem pensamentos angustiantes, lembre-se de dizer para si mesmo que você fez o seu melhor para encontrar uma alternativa, portanto, não adianta remoer.
Leia também: Como saber se sua saúde mental vai bem?
Tente, neste dia, intensificar as práticas de bem-estar geral como ingerir mais água para facilitar a eliminação de adrenalina e noradrenalina que aumentaram; pratique exercícios, principalmente os que provoquem aumento dos batimentos cardíacos, mantenha sua psicoterapia regularmente, assim você estará mais preparado para enfrentar as situações estressantes de forma mais objetivas, além de retornar mais brevemente ao estado de equilíbrio emocional.
Leia mais: Como o perfeccionismo pode afetar a saúde mental de uma pessoa?
A prática de mindfulness utiliza a respiração e a meditação como formas para aprender estar presente no aqui e agora, o que se faz muito importante em situações estressantes. Essa técnica também auxilia a aumentar os níveis dos hormônios do bem-estar, como a dopamina. E lembre-se: estar cercado de pessoas que te façam bem aumenta os níveis de ocitocina, o que diminui o cortisol e ajuda neste reequilíbrio hormonal das emoções.
Veja mais: Beber água também favorece a saúde mental: veja quanto tomar