Médico urologista. Atua no Grupo Trasmontano.
Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
A infecção urinária é uma doença bastante comum, principalmente em mulheres. É caracterizada pela ardência ao urinar, incontinência urinária e sensação de pressão na barriga. Seu tratamento é fundamental para aliviar esses sintomas e evitar complicações de saúde. Mas será que a infecção urinária se cura sozinha?
A resposta é sim, ela pode se curar sozinha, na teoria. Porém, não seguir o tratamento medicamentoso pode aumentar os riscos de complicações e pode prolongar o processo de recuperação, conforme alerta Célio Faustino, urologista do Grupo Transmontano Saúde.
“Com um tratamento adequado, a infecção urinária leva de 7 a 10 dias para ser curada. Sem tratar, ela pode evoluir para uma infecção no trato urinário superior, ou seja, rins”, explica o especialista. Entenda mais sobre esses riscos a seguir.
Riscos da infecção urinária não tratada adequadamente
Quando não tratada adequadamente, a infecção urinária pode afetar os rins e evoluir para uma infecção renal. Também chamado de pielonefrite, esse é um quadro mais perigoso e que demanda tratamento imediato.
A infecção renal pode levar a sintomas mais intensos do que a urinária, como febre, náusea e vômitos, mal-estar, dor pélvica e lombar, prostração e perda de apetite. Ela pode levar, ainda, a complicações de saúde, como sequelas nos rins, o que afeta seu funcionamento.
Saiba mais: O que causa infecção urinária? Veja as 5 razões mais comuns e se é transmissível
Além disso, quando a pielonefrite se agrava, ela pode evoluir para uma sepse, ou seja, infecção generalizada. Nesse caso, existe o maior risco para falência múltipla dos órgãos e óbito.
Portanto, o tratamento para infecção urinária é fundamental para que a doença seja controlada e não evolua para quadros mais graves. Esse cuidado deve ser redobrado em pessoas imunossuprimidas, com diabetes, idosos e gestantes.
“No caso das grávidas, a infecção merece ser tratada com ainda mais rigor, pois é a causa de abortamento e de trabalho de parto prematuro”, alerta Célio.
Tratamento para infecção urinária: quais são as opções?
O tratamento para infecção urinária pode variar de acordo com cada caso. De maneira geral, são utilizados antibióticos para combater a bactéria causadora da doença e analgésicos para aliviar os sintomas.
“A infecção por bactéria representa 90% das causas de infecção urinária, por isso, o uso de antibiótico é indicado”, afirma o urologista. Entre as opções mais conhecidas estão a Amoxicilina, Bactrim, Nitrofen, Doxiciclina, entre outros.
Saiba mais: Sintomas da infecção urinária: 9 mais comuns e como tratar
Além do tratamento medicamentoso, algumas medidas caseiras e mudanças de hábitos podem ajudar a acelerar a recuperação e a reduzir os sintomas. “O aumento da ingestão de líquidos, incluindo chás, podem ajudar no tratamento, bem como os banhos de assento”, afirma Célio.
Entre os chás e bebidas que podem ajudar no tratamento estão o chá de aroeira, de manjericão e de carqueja, além de sucos como o de cranberry e de melancia. Veja mais opções de chá para infecção urinária e outros tratamentos caseiros.