Ginecologista e obstetra na clínica-boutique Elaine Dias JK Health & Beauty, que fica na Oscar Freire, em São Paulo....
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Durante o verão, além dos cuidados com a pele e a hidratação, é importante que as mulheres prestem atenção à saúde íntima. Isso porque a temporada de calor favorece o desenvolvimento da candidíase, infecção ginecológica que provoca sintomas como corrimento e coceira vaginal. Entenda quais condições podem provocar a candidíase no verão e como evitar a infecção!
O que causa candidíase no verão?
A candidíase vaginal é causada pela Candida albicans, fungo encontrado no organismo em pequena quantidade. Um ambiente quente e úmido, como a região íntima, possibilita que o agente se multiplique e assim, cause a infecção. No verão, outros fatores também podem contribuir para a proliferação da candidíase, como:
- Uso prolongado de biquíni úmido
- Uso de calças ou roupas apertadas
- Pouca ingestão de água
- Má alimentação
Saiba mais: 5 sintomas de candidíase e como tratar
Entre os sintomas mais recorrentes da doença estão a coceira vaginal, ardência e corrimento branco e espesso. As características da secreção podem gerar dúvidas nas pacientes, como explica a ginecologista Raíssa Ribeiro.
“Se seu corrimento estiver transparente, esbranquiçado ou levemente turvo, sem cheiro característico e não está causando nenhum ardor ou coceira na região vaginal, fique em paz, pois isso não passa de uma secreção fisiológica, ou seja, natural”, orienta.
Como evitar a candidíase no verão?
Para evitar a candidíase no verão é preciso impedir a proliferação do fungo. Para isso, a especialista recomenda as seguintes medidas:
- Não permanecer com biquíni molhado ou roupas de ginástica úmidas por muitas horas
- Não usar duchas ou sabonete no interior do canal vaginal, apenas na parte externa
- Evitar usar protetor diário de calcinha fora do período menstrual
- Deixar roupas íntimas e de banho secarem ao ar livre
- Lavar suas peças íntimas com sabonetes neutros, sem cores ou perfumes fortes
- Dormir sem roupa íntima para a região “respirar”
- Reduzir a ingestão de carboidratos
Saiba mais: 6 alimentos que pioram a candidíase e como aliviar
O tratamento para candidíase é feito com o uso de antifúngicos, seja por via oral ou tópica. Banhos de assento e chás também podem ser usados como forma de tratamento complementar. No entanto, é preciso buscar orientação médica para que a melhor forma de tratamento seja indicada.