Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), doutorado em Ginecologia, Obstet...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Candidíase?
A candidíase é uma infecção causada por um fungo que afeta, principalmente, os órgãos genitais, boca e pele. Entre os principais sintomas estão a vermelhidão, dor, coceira vaginal, descamação e rachaduras no canto da boca.
Causas
A principal causa da candidíase é a imunidade baixa, que pode ser provocada por fatores como:
- Noites mal-dormidas
- Ingestão insuficiente de vitaminas e minerais, consequência de uma dieta pouco equilibrada
- Alto nível de estresse
- Gripe
- Diabetes
- Imunossupressão por medicamentos
- Uso de drogas
Outros fatores de risco incluem:
Aumento dos níveis de estrogênio
Infecções fúngicas ocorrem mais frequentemente em mulheres com aumento dos níveis de estrogênio - por exemplo, em gestantes, pessoas que tomam altas doses de pílulas de estrogênio ou que fazem terapia hormonal.
Veja: Candidíase na gravidez: causas, sintomas e como tratar
Locais e roupas úmidos
O fungo da candidíase prefere locais úmidos, por isso, a vagina é um local tão comum para essa infecção. Frequentar piscinas, ficar muito tempo com roupas de banho molhadas, ou mesmo não secar corretamente a região genital, pode propiciar uma candidíase vaginal.
Candidíase e sexo
A candidíase não é considerada uma Infecção sexualmente transmissível (IST). Por isso, pessoas que nunca tiveram relações sexuais podem ser diagnosticadas com a doença.
No entanto, pessoas com uma flora genital e sistema imunológico mais prejudicado podem acabar desenvolvendo a candidíase após o sexo. Por isso, indica-se que a pessoa em tratamento para candidíase tenha uma abstinência sexual.
Tipos
Alguns dos principais tipos de candidíase são:
Candidíase vaginal
A candidíase vaginal é a forma mais comum da candidíase, que acomete pessoas com sistema imunológico fraco ou flora vaginal desequilibrada. Nesses casos, o fungo, que já está presente no organismo, consegue se replicar mais, já que o corpo perde os recursos necessários para contê-lo.
Candidíase masculina (Balanopostite)
A candidíase masculina, ou candidíase no pênis, pode provocar sintomas como ardência ao urinar e inchaço na ponta do órgão. Diabetes e higiene precária são fatores frequentes para a doença.
Candidíase oral (Sapinho)
A candidíase na boca, também chamada de sapinho, é caracterizada por pequenas aftas na boca e dificuldade para engolir. Pode ser diagnosticada em crianças, idosos, pessoas com diabetes, adultos ou após o contato íntimo desprotegido.
Candidíase cutânea
A candidíase cutânea, ou candidíase na pele, é conhecida como intertrigo candidiásico, Essa infecção ocorre, principalmente, pelo atrito entre as peles, criando pequenas lesões que criam um ambiente propício (calor, umidade e alimento) para a proliferação de bactérias e fungos.
Sintomas
Os sintomas de candidíase variam de acordo com o local infectado. Alguns dos sinais são:
- Coceira na região vaginal;
- Corrimento vaginal branco e agrupado, parecido com queijo cottage;
- Coceira, ardência e inchaço na ponta do pênis;
- Feridas (rachaduras) na pele do pênis;
- Manchas brancas dentro da boca e na língua;
- Coceira e queimação na região das dobras do corpo, como virilha e axila.
Diagnóstico
Além da análise clínica por um médico, a candidíase pode ser identificada através de um exame de cultura da região afetada, que verifica qual tipo de fungo se propagou no local.
No caso da candidíase vaginal, por exemplo, o ginecologista usa um espéculo para segurar as paredes vaginais, a fim de visualizar melhor a vagina e o colo do útero. Também é feita a coleta de amostras de corrimento para análise laboratorial.
Tratamento
O tratamento da candidíase, seja onde for sua localização, consiste no uso de pomadas antifúngicas ou medicamentos antimicóticos de uso local. No entanto, existem situações de candidíase recorrente, em que é necessária a mudança da terapia e do estilo de vida.
Pomadas para candidíase
Em quadros simples, onde os sintomas no local afetado não possuem grandes repercussões, o tratamento é feito com pomadas e cremes, como a Nistatina e Clotrimazol. Confira outras pomadas para candidiase e como elas funcionam.
Tratamento caseiro para candidíase
Por se tratar de um fungo, soluções caseiras não são capazes de curar a candidíase. Porém, banhos de assento feitos com chá de camomila, por exemplo, podem ajudar a aliviar os sintomas da candidíase vaginal e peniana. Confira as opções de remédios caseiros para aliviar os aspectos da candidíase.
Medicamentos
Alguns quadros clínicos pedem pelo uso de medicamentos orais, como o Fluconazol. Em pacientes com parceiros sexuais fixos que apresentam os sintomas da infecção, o uso de remédios também pode ser indicado pelo médico. Confira outras opções de remédios para candidíase e quando são recomendados.
Referências
Ministério da Saúde
Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo
Manuais MDS
Fabio Laginha, médico ginecologista (CRM-SP 42141)
(5) Valter Javaroni, médico urologista (CRM RJ-52575160)
Diogo Mendes, médico urologista (CRM DF-6439)
Maira Marzinotto, médica gastroenterologista (CRM SP-124994)
Angélica Pimenta, médica dermatologista (CRM-SP 120.847)
Renato Tomioka, médico ginecologista (CRM-SP 130201)
Melissa Ganam Antoun Guedes, médica ginecologista (CRM-MG 40145)
Vania Carolina Pereira Stancka, médica ginecologista (CRM-SP 136342)
Fabio Sakae Kuteken, médico ginecologista da Rede de Hospitais São Camilo de SP