Ginecologista, Obstetra e Mastologista. Com experiência de mais de 20 anos, atua com métodos modernos de atendimento, co...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O tratamento de candidíase é feito a partir do uso de medicamentos antifúngicos, capazes de inibir a proliferação do fungo responsável pela infecção — mais comumente o Candida albicans. Contudo, a escolha do tipo de medicamento, que pode ser oral ou tópico, pode variar de acordo com a gravidade do quadro.
Por ser uma infecção que provoca sintomas presentes em outras doenças que afetam a pele e as mucosas, como vulvovaginite e dermatite, é importante consultar um especialista para avaliação do local afetado. Embora os remédios para candidíase estejam disponíveis em farmácias sem necessidade de prescrição médica, o uso não deve ser feito sem orientação de um ginecologista.
Para te ajudar a entender as principais indicações para o tratamento de candidíase, o MinhaVida conversou com a ginecologista e obstetra Mariana Rosário e listou, abaixo, os antifúngicos orais mais utilizados e as contraindicações. Confira!
1. Fluconazol
O fluconazol é o medicamento mais comum em casos de candidíase, segundo Mariana. Ele é capaz de inibir a proliferação de micro-organismos no local afetado — mas a dosagem depende do tipo e do local da infecção. No caso de candidíase vaginal e candidíase masculina, por exemplo, o fluconazol deve ser tomado em dose única de 150 mg.
O medicamento é contraindicado para pessoas com alergia ao fluconazol ou a qualquer componente da fórmula. Não use-o com terfenadina (antialérgico), cisaprida, astemizol, eritromicina, pimozida e quinidina, pois pode ser perigoso e causar alterações no ritmo do coração. Gestantes e lactantes não devem usá-lo sem orientação médica.
2. Itraconazol
Indicado para o tratamento de infecções fúngicas na vagina, pele e unhas, o itraconazol deve ser administrado após uma refeição. A dose e a duração do tratamento dependem do tipo de candidíase e do local de infecção no corpo.
O medicamento não deve ser usado em casos de alergia ao itraconazol ou a qualquer um dos componentes da fórmula, insuficiência cardíaca ou gravidez. Também não o use durante a amamentação sem orientação médica.
3. Cetoconazol
O cetoconazol é um antifúngico indicado para tratar a candidíase cutânea. A dosagem e o tempo de tratamento dependem do local e do nível da infecção, o que deve ser avaliado por um médico. No geral, ele é recomendado durante uma das refeições diárias.
Não use o cetoconazol se você possui hipersensibilidade ao ativo e aos outros componentes da formulação e em caso de doença no fígado. Gestantes e lactantes devem consultar um médico antes da administração.
4. Gino-Canesten
De uso local, o Gino-Canesten é usado em quadros de infecções na vagina e inibe o crescimento e a multiplicação das células dos fungos. Após o início do tratamento, é possível notar melhora nos sintomas a partir de três a cinco dias. O tratamento é em dose única e o comprimido deve ser introduzido na vagina durante a noite, antes de dormir.
O medicamento é contraindicado em casos de alergia ao clotrimazol ou a qualquer outro componente do medicamento. Em caso de gravidez ou amamentação, informe seu médico.
Pomada para candidíase
Em alguns casos, a infecção pode ser tratada a partir do uso de pomadas para candidíase, que ajudam a aliviar os principais sintomas — como dor ou ardor, coceira e vermelhidão. Assim como os remédios de uso oral, é indispensável consultar um ginecologista para avaliar a melhor pomada, a forma de usar e se existe outra infecção provocando os sintomas.
Além da abordagem tradicional, existem alguns métodos caseiros que podem ajudar a aliviar o desconforto, especialmente a coceira. Conheça 4 remédios caseiros para candidíase e como funcionam.
Referências
ANVISA. FLUCONAZOL - cápsulas 2017. <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/385933?nomeProduto=FLUCONAZOL> Acesso em 15 dez 2023
ANVISA. Itrazonazol- cápsulas duras 2023. <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/1254043?nomeProduto=itracon> Acesso em 15 dez 2023
ANVISA. CETOCONAZOL - comprimido. 2020. <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/542348?nomeProduto=CETOCONAZOL> Acesso em 15 dez 2023
ANVISA. GINO-CANESTEN- cápsula vaginal. 2023. <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/1285687?nomeProduto=GINO-CANESTEN> Acesso em 15 dez 2023