Maria dos Anjos Sampaio Neves é ginecologista do Alta Diagnósticos, marca pertencente a Dasa.
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A candidíase vaginal é uma infecção comum causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida. Entre os seus sintomas estão: coceira intensa, vermelhidão, inchaço e corrimento branco. Esses sinais, embora característicos da candidíase, podem ser confundidos com os de outras condições, como infecções bacterianas ou alergias.
Falamos com Maria dos Anjos Sampaio Neves, ginecologista do Alta Diagnósticos, da rede Dasa, para entender que condições podem ser semelhantes à candidíase.
Leia também: 5 sintomas de candidíase e como tratar
Quais doenças têm os mesmos sintomas da candidíase?
Ao pensar nos sintomas da candidíase, a ginecologista explica que nem toda coceira vaginal, por exemplo, é sinal dessa infecção. “Existem outras infecções que, assim como a gerada pela Candida, causam coceira, como a tricomoníase, a gardnerella e a vaginose citolítica”.
Entre as condições que compartilham sintomas comuns aos da candidíase vaginal estão:
- Infecções bacterianas vaginais, que podem causar corrimento, coceira e irritação
- Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como a clamídia e a gonorreia e as infecções por trichomonas, que causam coceira e corrimento de cor verde ou amarelo
- Atrofia vaginal, que é comum em mulheres na pós-menopausa e gera sintomas como coceira e secura
- Infecções por outras espécies de fungos, responsáveis por coceira, ardor, corrimento e irritação
- Reações alérgicas a produtos de higiene íntima, tecidos sintéticos, sabonetes ou preservativos também podem causar corrimento e coceira
“Em caso de sintomas de candidíase, busque um especialista para que uma análise da flora vaginal e uma avaliação do seu microbioma vaginal seja feita”, orienta Maria dos Anjos.
Leia também: Candidíase na gravidez demanda mais cuidados no tratamento?
O que fazer em caso de suspeita de candidíase?
A automedicação nunca deve ser uma opção. Como parte dos sintomas da candidíase são bem semelhantes aos de outras condições — que, dependendo, podem ser até mais graves que a própria infecção por Candida, é fundamental marcar uma consulta médica para que o diagnóstico correto seja feito e, por consequência, o tratamento seja eficaz.
Leia também: 6 alimentos que pioram a candidíase e como aliviar
Referências
Manual MSD - Versão saúde para a família
Ministério da saúde