Médica dermatologista da Unimed Franca. Formada em medicina pela Faculdade de Medicina de Marília, com residência em Der...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
A dermatite atópica, também conhecida como eczema tópico, é uma doença inflamatória não contagiosa que provoca lesões avermelhadas na pele, coceira intensa e, em alguns casos, descamação e crostas. Ela pode surgir na infância, entre os três meses e os dois anos de idade e, normalmente, acomete o rosto, o pescoço e as dobrinhas da perna e dos braços.
A doença apresenta graus variados de severidade. Em quadros mais graves, as lesões surgem em diversas partes do corpo, com coceira intensa e alterações na cor da pele — o que pode afetar diretamente a qualidade de vida. Segundo estudos, 75% das crianças com dermatite atópica têm a saúde mental afetada.
O MinhaVida conversou com Andrezza Camarina Napolitano Barcelos, dermatologista da Unimed Franca, para explicar as principais medidas para tratar a doença e aliviar os sintomas de dermatite atópica. Confira!
Como é feito o tratamento de dermatite atópica?
O tratamento de dermatite atópica é feito a partir de medidas que mantêm a pele hidratada e reduzem a inflamação. As principais incluem:
1. Hidratação da pele
A pele seca é um dos principais sinais de dermatite atópica, por isso, é importante usar cremes focados em peles sensíveis e secas. “É necessário o uso diário de hidratantes, preferencialmente sem perfume e sem corantes, que devem ser aplicados ao menos uma vez ao dia, todos os dias. Eles podem ser utilizados mais vezes, conforme a necessidade”, explica Andrezza.
2. Pomadas
Em caso de crises agudas e localizadas, pode ser necessário o uso de corticoides tópicos, mas eles devem ser evitados em áreas extensas e por períodos prolongados. “Em casos mais crônicos, normalmente associamos inibidores da calcineurina, como tacrolimus e pimecrolimus”, aponta a dermatologista.
Leia também: Pomadas para dermatite: 5 tipos diferentes e quando são recomendadas
3. Remédios
Embora não seja tão eficaz na dermatite atópica, o uso de medicamentos anti-histamínicos (antialérgicos) via oral podem ajudar a aliviar a coceira. Já em casos mais graves, pode ser necessária a introdução de corticoides orais, imunossupressores ou medicamentos imunobiológicos.
Como aliviar os sintomas de dermatite atópica em crianças?
Uma medida interessante para aliviar os sintomas de dermatite atópica é a terapia com curativo úmido (do inglês wet-wrap therapy). Ela consiste em aplicar uma camada grossa de hidratante na pele, cobri-la com um curativo ou uma roupa úmida e, em seguida, com um segundo curativo ou roupa seca. Segundo Andrezza, a segunda camada é capaz de reter o calor do corpo, então a criança não sente frio.
Durante o tratamento, também é importante fortalecer a barreira da pele, evitando o contato com substâncias alérgenas, como poeira, pólen, sabonetes com perfume, produtos de limpeza doméstica e tabaco. Evite dar banhos quentes e longos na criança, pois isso pode ressecar mais a pele.
A dermatologista Andrezza também aponta outras orientações para aliviar os sintomas e evitar que a doença piore, como:
- Use sabonetes suaves
- Mantenha o ambiente higienizado
- Dê preferência para quartos sem cortinas, tapetes e excesso de pelúcias
- Evite o uso de roupas sintéticas ou muito ásperas, dando preferência para roupas de algodão
- Mantenha as unhas da criança sempre curtas
- Evite o uso de banhos de ervas ou outros produtos caseiros
- Mantenha a alimentação da criança saudável, seguindo orientação do pediatra
Referências
Manual MSD