Com título de especialização em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário do Triângulo e especialista em fitoterapia pe...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A azia, conhecida pela sensação de queimação entre estômago e garganta, é sintoma de diferentes condições, como esofagite e gastrite. A alimentação também pode causar a azia devido à presença de substâncias como cafeína e álcool, que provocam o retorno involuntário do ácido gástrico para o esôfago, o refluxo.
Confira 10 alimentos que podem causar sintomas de azia para evitar nas refeições!
1. Tomate
O tomate e alimentos feitos à base do fruto, como ketchup e molho de tomate, podem causar azia. De acordo com Daniela Zuin, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, esses alimentos são fonte dos ácidos cítrico e málico, que irritam o esôfago e o estômago, aumentando o risco de azia.
2. Café
O café é rico em cafeína, assim como alguns refrigerantes e chás. “A cafeína relaxa o esfíncter esofágico inferior, permitindo o refluxo do ácido estomacal”, explica a nutricionista. Além disso, a cafeína também provoca a irritação da mucosa do estômago.
3. Fast foods
Segundo Zuin, fast foods, frituras e comidas gordurosas no geral podem causar azia. Esses alimentos retardam o esvaziamento gástrico e aumentam a pressão no estômago, provocando refluxo ácido.
Saiba mais: 10 alimentos que você deveria comer todos os dias (feijão é um deles!)
4. Chocolate
Conforme explicação da especialista, o chocolate também contém cafeína e teobromina, substâncias que relaxam o esfíncter esofágico inferior, além de gorduras que podem agravar os sintomas da azia.
5. Pimenta
A capsaicina presente em pimentas e molhos picantes provoca o aumento da produção de ácido pelo estômago, além de causar a irritação do revestimento do esôfago e do estômago, causando a azia.
6. Bebidas alcoólicas
O álcool, presente em drinks, cervejas, vinhos, entre outras bebidas alcoólicas, relaxa o esfíncter esofágico inferior e aumenta a produção de ácido estomacal. Essa elevação de acidez no estômago resulta no aparecimento da azia.
7. Frutas cítricas
Frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi e kiwi também provocam o aumento da produção de ácidos pelo estômago, elevando a acidez estomacal. Além disso, outras frutas muito doces como banana, abacate, manga, pera e mamão também podem causar o sintoma.
8. Refrigerantes
Os refrigerantes possuem em sua composição substâncias que podem provocar ou agravar a azia. “O ácido carbônico e, em alguns casos, a cafeína e os açúcares nos refrigerantes podem exacerbar a azia”, esclarece Daniela.
Saiba mais: Dieta para gastrite: o que não comer, alimentos permitidos e cardápio
9. Pão branco
Pão branco, massas, biscoitos, bolos e outros alimentos feitos com farinha de trigo refinada, podem causar azia devido ao processo de fermentação da comida no estômago.
10. Laticínios
Alimentos produzidos à base de leite de vaca, como queijos e iogurtes, são grandes inimigos para quem sofre com azia. “A lactose e as gorduras em produtos lácteos podem causar fermentação e produção de gases, além de retardar o esvaziamento gástrico”, informa a nutricionista.