A médica Beatriz do Nascimento Carvalho é especialista em Medicina de Família e Comunidade.
Formou-se em em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos últimos três anos, aprofundou seus conhecimentos em beleza e autocuidado.
iNa dúvida se Cimegripe dá sono? Esse é um dos remédios mais populares no mercado para o combate aos sintomas da gripe. E dessa popularidade surgem algumas percepções sobre o medicamento. Muitas pessoas se sentem sonolentas após usarem a medicação e acreditam que pode ser um efeito colateral do remédio.
De fato, um remédio para gripe pode ter efeitos colaterais, assim como qualquer outro remédio. Por isso, a prescrição médica e a leitura da bula são essenciais antes da administração de qualquer medicação.
Cimegripe dá sono? Médica responde
Segundo a médica Beatriz Carvalho, o remédio Cimegripe dá sono, sim. “O Cimegripe pode causar sonolência devido à presença de clorfeniramina na sua composição, que é uma medicação anti-histamínica que causa sonolência. O sono é um efeito colateral comum dessa classe de medicamentos”, explica.
Mas o que é uma medicação anti-histamínica? O anti-histamínico, também conhecido como antialérgico, é uma substância que inibe a produção da histamina, uma molécula que é responsável pela produção dos espirros e da coriza.
A coriza e os espirros são a forma que essa molécula encontra de reagir à invasão do vírus da gripe no organismo. Ou seja, é uma resposta imunológica automática do corpo.
Por que Cimegripe dá sono?
Agora você deve estar se perguntando por que o anti-histamínico presente no Cimegripe dá sono. A resposta para isso é simples: além de produzir espirros e coriza quando estamos gripados, a histamina tem várias outras funções no organismo. Uma delas é nos manter alertas.
Por isso, quando ingerimos medicamentos compostos por anti-histamínicos, essa função de vigilância é inibida, o que provoca a sonolência.
Cimegripe dá sono em quanto tempo?
De acordo com a bula do próprio medicamento, o Cimegripe começa a fazer efeito 15 minutos após a ingestão. Portanto, é a partir desse período que os sinais de sonolência e cansaço podem começar a aparecer.
Saiba mais: Resfriado, gripe e H1N1: qual a diferença?
Todo remédio para gripe dá sono?
Segundo a Dra. Beatriz Carvalho, muitos remédios para gripe causam sonolência por conta da formulação, mas existem exceções no mercado.
“A maior parte dos medicamentos antigripais apresentam componentes anti-histamínicos que causam sonolência. Entretanto, alguns que têm como propaganda a possibilidade do uso durante o dia, não causam sonolência”, destaca.
Nesses casos, é provável que essas medicações indicadas para uso durante o dia não tenham anti-histamínicos na fórmula. Por isso, não têm o sono como efeito colateral.
Devo suspender a medicação?
A sonolência causada pelos Cimegripe e os demais remédios para gripe é um efeito colateral normal que normalmente não exige a interrupção do uso. “Durante um quadro gripal em que a pessoa não precise se manter acordada, ou encontra-se em repouso, não há necessidade de suspensão da medicação”, afirma Dra. Beatriz.
Porém, a médica destaca que em casos de sonolência muito excessiva, a suspensão do uso é recomendada. “Caso seja muito intensa, causando letargia, ou o paciente esteja em local ou função que precise se manter acordado, é recomendado suspender o medicamento”, recomenda.
Outra recomendação da especialista é fazer o uso do medicamento apenas durante a noite, para que você consiga cumprir com suas tarefas diárias sem ficar com sono ou letárgico.
Saiba mais: Tire sete dúvidas sobre medicamentos genéricos
Outros efeitos colaterais do Cimegripe
A sonolência é o efeito colateral mais comum do Cimegripe e da maioria dos remédios para gripe. Porém, segundo a bula do medicamento, alguns pacientes podem ter outras reações adversas, incluindo:
- Boca seca
- Desconforto gástrico
- Sede
- Diarréia, entre outros
No entanto, o documento destaca que as ocorrências desses sintomas foram registradas entre 1% e 10% dos pacientes. Outro fato a ser levado em consideração é que nem todos os remédios para gripe possuem exatamente a mesma formulação. Sendo assim, os benefícios e efeitos colaterais podem variar.
Por isso, sempre leia a bula para entender melhor o medicamento que você tem em casa e evite se medicar sem prescrição médica.