Médica ginecologista e obstetra, formada em 2006. Com vasta experiência no Sistema Único de Saúde. Antirracista, antigor...
iFormou-se em em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos últimos três anos, aprofundou seus conhecimentos em beleza e autocuidado.
iVocê provavelmente já ouviu falar dela, mas você sabe como se pega a candidíase? A ocorrência dessa infecção é bastante comum em mulheres e também pode atingir os homens.
Como a candidíase não é considerada uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível), existem muitas dúvidas sobre como ela chega ao organismo. Convidamos a ginecologista e obstetra Fatima Oladejo para explicar as principais formas de contração da candidíase.
Como se pega a candidíase?
A candidíase é causada pelo fungo Candida, que vive alojado no corpo humano. Em condições normais, esse micro-organismo fica “adormecido” e não causa perigo à saúde.
Porém, quando há algum tipo de desequilíbrio no organismo, esse fungo se multiplica, o que provoca a infecção chamada candidíase. Por isso, ele é considerado um “fungo oportunista”, pois só precisa das condições ideais para crescer e atacar o corpo.
Segundo a Dra. Fatima Oladejo, os fatores mais comuns que são a causa da candidíase - ou seja, a proliferação dos fungos - são:
- Uso de antibióticos, que podem perturbar o equilíbrio natural de bactérias e fungos no corpo
- Sistema imunológico enfraquecido, como em pessoas com HIV/AIDS, diabetes ou que passaram por tratamentos como quimioterapia
- Uso prolongado de corticosteróides, já que esses medicamentos podem enfraquecer o sistema imunológico
- Mudanças hormonais durante a gravidez, assim como um sistema imunológico menos ativo típico da gestação
- Pessoas com diabetes mal controlada têm níveis elevados de açúcar no sangue, o que pode favorecer o crescimento da Candida
De acordo com a SOGESP (Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo), também é muito comum que as mulheres contraiam candidíase vaginal na pré-menstruação. Isso porque nessa época o pH da vagina fica mais ácido, o que facilita a proliferação dos fungos.
Saiba mais: 6 alimentos que pioram a candidíase e como aliviar
Candidíase masculina: como se pega?
Assim como a candidíase feminina, a candidíase no homem também é causada pela proliferação do fungo Candida quando ele encontra as condições propícias para se desenvolver. Ou seja, um sistema imunológico enfraquecido por outras condições e o uso contínuo de antibióticos.
Posso pegar candidíase via relação sexual?
Embora não esteja na lista de ISTs, a candidíase pode ser provocada por relações sexuais sem camisinha. “A candidíase pode ser transmitida por relação sexual desprotegida, incluindo a penetração e o sexo oral. O contato íntimo sem proteção com uma pessoa que tenha candidíase aumenta o risco de contrair a infecção”, explica Dra. Fatima.
Como se cuidar durante a candidíase
A candidíase pode causar coceira intensa e inchaço. Na região vaginal, os fungos podem provocar fissuras na pele. Já no homem, a candidíase pode causar vermelhidão e ardência ao urinar, entre outros sintomas.
Por isso, é necessário redobrar os cuidados com a região íntima e com o sistema imunológico durante o período agudo da candidíase. A dra. Fatima Oladejo alerta para a importância de procurar orientação médica e adotar medidas preventivas.
“É importante seguir as orientações do médico e adotar medidas preventivas para reduzir o risco de recorrência, como evitar fatores desencadeantes conhecidos e manter um estilo de vida saudável”, recomenda.
Saiba mais: 6 opções de pomada para candidíase (e como usar)
Posso ter relações sexuais tendo candidíase?
Sim, a candidíase não está na lista de ISTs. Mas, como apontado pela ginecologista, pode aumentar o risco de o parceiro desenvolver a infecção. Além disso, a candidíase deixa a região íntima mais vulnerável e suscetível a outras infecções, como o HPV e a herpes, por exemplo. Por isso, é indicado evitar relações sexuais caso você esteja com candidíase.