Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Residência Médica em Cirurgia Ger...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO furúnculo é uma infecção geralmente causada por bactérias que afeta regiões da pele, como o folículo piloso, a glândula sebácea e o tecido subcutâneo próximo a ele. É caracterizado por um nódulo avermelhado, dolorido, endurecido e quente, com uma área amarelada na parte central que indica a presença de pus.
Furúnculos podem crescer em regiões que tenham ferida na pele, picada de inseto e pelos encravados e mais expostas à umidade, à pressão e ao atrito ou com substâncias gordurosas que facilitam a obstrução dos folículos pilosos.
Uma pomada para furúnculo pode ser indicada para o tratamento após consulta médica. Compressas quentes e uma boa limpeza do local da ferida também ajudam com os sintomas e a evitar maiores complicações. Em casos mais graves podem ser necessárias uma incisão com drenagem e o uso de antibióticos.
Continue lendo para saber que pomada para furúnculo pode ser indicada durante o tratamento!
Pomadas para furúnculo: quais as melhores?
O tratamento tópico (local) dos furúnculos pode ser feito com pomadas que combatem a principal bactéria causadora dessa condição, Staphylococcus aureus, encontrada com frequência de modo transitório na pele. Por isso, as pomadas para furúnculo contêm antibióticos em sua composição
“Os principais princípios ativos dessas pomadas são bacitracina, neomicina, mupirocina e ácido fusídico. Nos casos em que o furúnculo não melhora com o uso de pomada, pode ser necessário o uso de antibiótico oral (comprimidos)”, fala o médico Pedro Ernesto Ramos, cirurgião plástico da Clínica Horaios.
Leia mais: Conheça remédios caseiros para furúnculo
Segundo ele, algumas pomadas para furúnculos não precisam de receita médica, como é o caso da bacitracina e da neomicina (Nebacetin, por exemplo). “Entretanto, quando se trata de antibiótico, é sempre recomendável que o uso seja indicado e monitorado por um médico especialista”, recomenda.
A pomada de ictiol também é poderosa no tratamento de furúnculo e age no mesmo dia da aplicação, expelindo o pus e aliviando as dores. Seu uso não deve ser feito na região dos olhos, na boca ou nas mucosas. E lembre-se, também é necessário indicação médica.
Como é o tratamento do furúnculo?
Além do uso de antibiótico tópico (pomada), podem ser necessários anti-inflamatórios e analgésicos orais para aliviar a dor. “Deve-se higienizar a região com água corrente e sabonete antes de reaplicar a pomada e fazer compressas mornas algumas vezes por dia”, fala o médico.
Segundo ele, o furúnculo deve ser avaliado por um dermatologista ou cirurgião plástico para determinar a necessidade de drenagem, um pequeno procedimento cirúrgico que retira o conteúdo do furúnculo caso ele tenha piorado e formado um abscesso.
Leia mais: Especialistas respondem 11 dúvidas sobre furúnculo
“Não se deve espremer o furúnculo em casa e deve-se tomar cuidado para não traumatizar a pele na região (por exemplo, com atrito pela roupa)”, inclui o especialista.
Se necessário, o furúnculo pode ser coberto com um curativo, que deverá ser trocado a cada lavagem da região, seguida de aplicação da pomada.
“Lavar as mãos é muito importante antes e após o contato com a região - e, além disso, a higiene correta das mãos é uma forma de prevenção para furúnculos”, finaliza o cirurgião plástico.