Realizou Graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB) em 1986 e é Professora Assistente de Dermatologia na...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO que é Furúnculo?
O furúnculo é uma infecção cutânea caracterizada por um nódulo avermelhado, dolorido, endurecido e quente, com uma área amarelada na parte central indicativa da presença de pus. Ele é causado por bactérias que envolvem o folículo piloso, a glândula sebácea e o tecido subcutâneo próximo a ele. O tamanho pode variar de acordo com a profundidade dos tecidos infectados.
Furúnculo é contagioso?
O furúnculo pode ser contagioso, já que é uma infecção causada pelo desenvolvimento de bactérias na pele. Vale lembrar, porém, que essa não é a única causa do furúnculo e que ele pode estar associado à baixa imunidade.
Causas
O que causa furúnculo?
O furúnculo, na maioria das vezes, é causado pela bactéria Staphylococcus aureus, um tipo bastante comum e que pode ser encontrado na pele e dentro do nariz. No entanto, a infecção também pode ser provocada por outras bactérias ou fungos presentes na superfície da pele.
Geralmente, os furúnculos crescem em locais acometidos por alguma ferida na pele, picada de inseto, com pelos, mais expostos à umidade, à pressão e ao atrito e com substâncias gordurosas que facilitam a obstrução dos folículos pilosos.
Tipos
Os furúnculos podem ser caracterizado de duas formas, são elas:
- Carbúnculo: o carbúnculo é o agrupamento de vários furúnculos, que podem se estender mais profundamente
- Furunculose: a furunculose é a apresentação de múltiplos furúnculos simultâneos, mas sem estarem próximos um do outro. A bactéria que reside na pele pode se proliferar e causar infecção (propagando-se em áreas de fricção ou sujeitas a pequenos traumas) em pessoas que apresentam fatores predisponentes
Sintomas
Sintomas de furúnculo
Os sintomas de furúnculo mais comuns são:
- Surgimento de um nódulo avermelhado, dolorido e cheio de pus
- Vermelhidão e suor na pele ao redor do abscesso
- Crescimento gradual no tamanho do nódulo conforme vai se enchendo de pus
- Surgimento de uma área amarelada na parte central do furúnculo, que pode eventualmente se romper, permitindo que o pus vaze
- Fadiga, mal-estar, coceira antes do desenvolvimento do furúnculo e febre
Os sintomas do furúnculo podem aparecer em qualquer local do corpo. Entretanto, é mais comum o surgimento de furúnculo na virilha, nas axilas, no pescoço, nas nádegas e nas coxas.
A lesão de um furúnculo pode começar como um nódulo inchado, sensível e vermelho rosado. Com o tempo, ele fica parecendo um balão cheio de água ou um cisto. A dor piora conforme ele vai sendo preenchido com pus e tecido morto, e diminui quando ele é drenado. É possível que o furúnculo se drene sozinho.
Saiba mais: Como saber se o furúnculo está sarando?
Diagnóstico
O diagnóstico de furúnculo é feito a partir de um exame físico, mas se o furúnculo for recorrente ou se o paciente apresentar um quadro infeccioso juntamente com a lesão, o especialista poderá enviar uma amostra do pus para análise de laboratório.
Muitas das bactérias causadoras de furúnculos tornaram-se resistentes a alguns tipos de antibióticos. Por isso, o exame é importante, uma vez que determinará qual tipo de antibiótico será necessário para tratar a infecção.
Fatores de risco
Qualquer pessoa pode desenvolver um furúnculo. Alguns fatores de risco, porém, contribuem para o surgimento dos nódulos:
- Contato físico com pessoas que tenham furúnculo
- Diabetes, que dificulta a ação dos anticorpos contra a bactéria causadora da infecção
- Acne e eczema
- HIV
- Obesidade
Tratamento
O tratamento do furúnculo é feito em casa, a partir da aplicação de compressas quentes. É importante também sempre deixar o local da ferida limpo para evitar maiores complicações.
Para furúnculos maiores, o médico poderá indicar alguns tipos de tratamentos mais específicos:
- Incisão e drenagem: o especialista poderá realizar uma pequena incisão na parte central do furúnculo para induzir a drenagem do pus
- Antibióticos: se o furúnculo vier acompanhado de infecções bacterianas, o médico poderá prescrever um antibiótico específico para combatê-lo, de tipo tópico ou oral
Como curar o furúnculo rápido
Existem diversos tipos de tratamentos caseiros para furúnculos, mas a maioria serve apenas para aliviar os sintomas, sem de fato curar. Não existem comprovações científicas sobre a eficácia dos remédios caseiros para furúnculos. Assim, o uso de medicamentos caseiros deve sempre ser indicado pelo médico e nunca anular o tratamento convencional com antibióticos.
Usar remédios caseiros pode fazer o quadro se agravar ainda mais, dificultando a recuperação e trazendo ainda mais desconforto. Esse tipo de tratamento pode até curar o ponto de inflamação, mas a bactéria pode sobreviver e o furúnculo retornar depois de um tempo em outro ou no mesmo local.
Pomada para furúnculo
O dermatologista Paulo Cunha, vice-presidente da International Society of Dermatology e chefe do departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, conta que o melhor remédio caseiro para furúnculo é a pomada à base de Ictiol.
A pomada de ictiol é poderosa no tratamento de furúnculo e age no mesmo dia da aplicação, expelindo o pus e aliviando as dores. Seu uso não deve ser feito na região dos olhos, na boca ou nas mucosas.
Saiba mais: Pomadas para furúnculo: quais as melhores para o problema?
Medicamentos
Os medicamentos mais usados para o tratamento de furúnculos são:
- Bactrim
- Bacteracin e Bacteracin-F
- Cilodex
- Ciprofloxacino
- Clavulin
- Clindamicina
- Hirudoid
- Nebacetin
- Oxacilina
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Prevenção
Adote algumas medidas para prevenir a ocorrência de furúnculos:
- Mantenha as mãos sempre limpas e cuidadosamente lavadas. Entre todas, essa é a medida mais eficaz para prevenir a manifestação de furúnculos ou sua recorrência
- Evite roupas muito justas e as de tecido sintético que dificultam a evaporação do suor, uma vez que atrito e umidade favorecem a ocorrência de furúnculos
- Mantenha feridas cobertas por curativos. Evitar a exposição de ferimentos a bactérias é uma dica para evitar o surgimento de lesões como o furúnculo
- Não compartilhe itens pessoais com pessoas que tenham furúnculo
- Prefira sabonetes antibacterianos
Convivendo (Prognóstico)
Saber lidar bem com furúnculos também faz parte do tratamento. Medidas caseiras são essenciais para a recuperação do paciente, especialmente em casos de lesões pequenas. Algumas dicas podem ajudar no tratamento:
- Capriche na higiene corporal e troque as roupas de uso pessoal e de cama e banho regularmente. Elas podem ser veículos para transmitir a infecção
- Lave bem o local da infecção com água e sabão todos os dias, secando-o bem após o banho
- Não coce o local da lesão para não correr o risco de espalhar a infecção para outras áreas do corpo.
Pode espremer o furúnculo?
Atenção: NUNCA se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. Espremer o furúnculo por conta própria pode agravar a lesão e empurrar a infecção ainda mais para dentro da pele.
Em alguns casos, o especialista poderá prescrever um antibiótico tópico para combater a infecção.
Saiba mais: Autocuidados com o furúnculo: veja como tratar
Complicações possíveis
O furúnculo pode trazer sérias complicações, como:
-
Quando a bactéria se dissemina pela corrente sanguínea, ela pode atingir os ossos e até mesmo alguns órgãos vitais, como o coração
- Quando a bactéria presente no pus eliminado atinge folículos pilossebáceos, ela provoca o aparecimento de múltiplas lesões típicas da furunculose
- Quando a contaminação ocorre sob a pele e os abscessos se desenvolvem em folículos pilosos vizinhos, forma-se um bloco único e profundo com vários pontos de pus. Esse tipo de lesão localiza-se geralmente na nuca e recebe o nome especial de carbúnculo
Referências
Revisado por: Dra. Ana Maria Pinheiro, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia - CRM: 5861
Ministério da Saúde
Sociedade Brasileira de Dermatologia
Vanessa Santos, dermatologista
Fabia Schalch, dermatologista
Daniel Dziabas, dermatologista