Nutróloga com título de especialista há 15 anos pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Mais de 20 anos d...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iAs folhas usadas para o preparo do chá de boldo são muito conhecidas na medicina popular. Com um aroma distinto e sabor amargo, o chá de boldo pode ser usado para diversos objetivos que favorecem a saúde, incluindo benefícios para o sistema digestivo.
Existem diversos tipos de folha de boldo, como boldo-da-terra (Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus), boldo-baiano (Vernonia condensata), boldo-português (ou boldo-miúdo), boldo chinês e o boldo do chile, o mais conhecido.
Mas para que serve o chá de boldo afinal? Continue lendo para entender!
7 usos do chá de boldo para a saúde
O chá de boldo é usado para diversos fins. Vamos falar sobre eles!
1. Benefícios para a digestão
O chá de boldo é muito usado para estimular o sistema digestivo e suas propriedades ajudam no combate aos gases, além de favorecerem o alívio de desconfortos estomacais, facilitando assim a digestão. A boldina, um alcaloide presente no boldo, por exemplo, é conhecida por apresentar propriedades que estimulam o fluxo de bile pelo fígado, o que também beneficia a digestão.
2. Benefícios para o fígado
“O chá de boldo é geralmente usado para problemas hepáticos, como problemas de fígado”, destaca a nutróloga Liliane Opperman. O chá de boldo pode auxiliar na desintoxicação hepática, ajudando o órgão a eliminar substâncias nocivas. Além disso, pessoas que sofrem de distúrbios hepáticos leves podem encontrar no chá de boldo um aliado por sua capacidade de estimular a produção de bile.
Leia mais: Grávida pode tomar chá de boldo?
3. Ação anti-inflamatória
Além de suas propriedades digestivas, o boldo exibe efeitos anti-inflamatórios, sendo muitas vezes usado para reduzir inflamações leves, ajudando a aliviar dores e desconfortos associados a esses processos.
4. Aliado contra dores de cabeça
“O uso do chá de boldo também está muito relacionado ao alívio de dores de cabeça, principalmente das dores de cabeça que têm a ver com queixas gastrointestinais, como as relacionadas a enjoos”, indica a nutróloga.
5. Aliado contra cólicas
Outro benefício do chá de boldo segundo a nutróloga é a sua ação antiespasmódica, ou seja, que age contra espasmos como os característicos da cólica.
6. Ações antisséptica e antibacteriana
“Ele acaba tendo ações antissépticas e antibacterianas por ser rico em antioxidantes e em taninos, ativos presentes nas folhas e que dão efeito também anti-inflamatório no geral”, detalha a especialista.
Leia mais: Boldo: para que serve e benefícios
7. Estímulo ao metabolismo
Muitas pessoas consomem o chá de boldo com a esperança de impulsionar o metabolismo. Embora não seja um substituto para hábitos saudáveis de vida, como prática de atividade física e alimentação saudável, o chá pode contribuir para um melhor funcionamento metabólico.
Chá de boldo não substitui tratamento médico
Apesar dos seus benefícios à saúde, o chá de boldo não deve ser usado como tratamento de condições médicas sem uma consulta prévia. “Pessoas com problemas gastrointestinais precisam investigar a sua causa para que, então, o chá de boldo se torne um alimento funcional”, fala a nutróloga.
Como preparar chá de boldo?
A forma de preparo do chá de boldo envolve usar em torno de uma colher de chá cheia de folhas secas para 150 a 200 ml de água fervente. “Alguns chás têm que ser colocados direto na água fervente, mas o chá de boldo pode ser colocado na água e fervido junto. E, depois de fervido, colocar por 10 minutos essa infusão, depois coar, beber morno ou até gelado”, fala a especialista.
Segundo ela, o chá de boldo não deve ser tomado muito quente, mas sim morno ou até gelado, dependendo do sintoma gástrico, de uma a até duas vezes por dia. “Para as pessoas que não gostam do gosto mais amargo, ele pode ser misturado com um chá de maçã, com limão ou acrescido de canela. Nesse caso, essas outras especiarias dão ainda mais efeito, porque trazem as suas propriedades”, finaliza Liliane.
Leia também: Há quem afirme que o chá verde é “Ozempic natural”. A ciência tem um veredito claro