Paula Molari Abdo, farmacêutica pela USP, fundadora e diretora técnica da Farmácia de Manipulação Formularium. Espe...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Infusões que levam alho e mel são as opções mais tradicionais de chás para gripe. No entanto, há uma grande gama de ervas que, com suas propriedades medicinais, ajudam no alívio de sintomas como tosse, coriza e congestão nasal. O MinhaVida separou 8 chás para a gripe que vão te ajudar na recuperação. Confira!
8 chás para gripe
1. Chá verde
De acordo com a farmacêutica Paula Molari Abdo, o chá verde é um remédio caseiro para gripe. “Enriquecido com catequinas, [o chá verde] é um forte aliado antiviral, capaz de diminuir as chances de infecções por influenza”, explicou a especialista. O consumo do chá foi alvo de um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition, que demonstrou sua eficácia na prevenção da gripe.
2. Chá de camomila
A camomila é conhecida por suas propriedades calmantes. Mas o que poucos sabem é que a flor também pode ser um ótimo chá caseiro para gripe, pois possui uma ação anti-inflamatória importante que ajuda a aliviar a tosse e rouquidão.
Saiba mais: Tratamento complementar para gripe: veja 6 dicas de autocuidado
3. Chá de gengibre
O chá de gengibre é um super aliado ao combate à gripe. Isso porque a raiz possui gingerol, vitamina C entre outros componentes de ação analgésica, antipirética e antibacteriana, reduzindo dores de garganta e tosse.
4. Chá de eucalipto
O chá de eucalipto atua como descongestionante, auxiliando a reduzir o desconforto da congestão nasal. A planta também tem ação antisséptica, antiespasmódica e antimicrobiana, ajudando no tratamento de resfriados e crises de sinusite.
5. Hortelã pimenta
Segundo a farmacêutica entrevistada, o chá de hortelã-pimenta ajuda a diminuir a congestão nasal e a tosse. O mentol da erva ainda promove um efeito relaxante para as vias respiratórias, o que ajuda na respiração em quadros de gripe.
6. Chá de tomilho
O tomilho é um velho conhecido da culinária, responsável por trazer sabor aos pratos. No entanto, poucos sabem que a erva também pode ser consumida como chá para gripe. Paula Molari Abdo destaca que a planta é boa para tratar infecções respiratórias devido a suas propriedades antivirais.
Saiba mais: Gripe ou resfriado: entenda a diferença e como identificar os sintomas
7. Chá de limão com alho
O chá de limão com alho traz em sua composição propriedades antimicrobianas e vitamina C. “Este chá pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e a aliviar sintomas como tosse e dor de garganta”, indica Paula.
8. Chá de canela
A canela pode ser consumida em forma de chá para gripe forte devido a sua ação antioxidante e por estimular a circulação sanguínea. O chá de canela ajuda no tratamento da dor de garganta, sintoma que pode acometer alguns casos de gripe.