Gastroenterologista e Hepatologista especialista em Transplante Hepático. Doutorado em Hepatologia pela Univer...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iAs cores das fezes podem indicar uma série de condições de saúde que devem ser investigadas. No caso da diarreia amarela, por exemplo, pode indicar apenas alterações na dieta, mas também pode indicar alguma doença.
Uma diarreia amarela pode ter influência da quantidade de bile – um líquido verde-amarelado que digere gorduras – nas fezes. Problemas no pâncreas e até doença celíaca também podem estar relacionados.
Continue lendo para entender as possíveis causas das fezes amarelas!
O que causa diarreia amarela?
A diarreia é definida como mais de duas evacuações aquosas diárias ou mais do que o habitual e normalmente dura poucos dias. Porém, quando ela dura semanas, pode indicar uma doença grave, como uma infecção persistente. Mas e quando a diarreia é amarela?
“Uma diarreia amarela pode ser influenciada pela dificuldade de digestão de gorduras e pela diminuição da capacidade de absorção intestinal. As fezes gordurosas costumam boiar no vaso sanitário e aderir nas paredes, assemelhando-se a uma pasta”, afirmou Patrícia Almeida, hepatologista e gastroenterologista do hospital israelita Albert Einstein, em entrevista prévia ao MinhaVida.
Leia mais: Diarreia na gravidez, quais as causas?
Isso quer dizer que a diarreia amarela pode surgir quando as fezes passam pelo intestino mais rápido do que o normal. Em casos de uma diarreia aguda, estresse e intoxicação alimentar podem estar envolvidos. Já quando é crônica pode ser causada por doenças que provocam mudanças na bile.
Vale destacar que a diarreia aguda é aquela caracterizada por episódios diarreicos por até 14 dias, sendo considerada persistente quando a doença dura de 14 a 28 dias. Já a crônica persiste por mais de quatro semanas.
Algumas causas prováveis de diarreia amarela podem ser:
- Verminoses
- Doença celíaca
- Cirrose
- Câncer de cólon
- Intoxicação alimentar
- Estresse
- Hepatite A
- Gastroenterite
Em casos de bebê com diarreia amarela?
No caso de bebês, principalmente nos primeiros seis meses de vida, é comum a presença de fezes líquidas e amareladas devido à alimentação à base de leite materno. Se a quantidade de fezes vazar da fralda, consulte um médico: neste caso, o bebê pode estar com diarreia.
Leia mais: Diarreia infantil: causas e como tratar
Quando se preocupar com a diarreia amarela?
É possível dizer que a maioria dos casos de diarreia passam sozinhos, sendo causados por alguma questão na alimentação, mas sempre merecem atenção médica, principalmente se durarem muitos dias. Procure um especialista para certificar-se de que não há nenhuma condição mais grave e para iniciar prontamente o tratamento.
Alguns sinais de alerta associados à diarreia amarela são:
- Desmaio
- Falta de consciência
- Confusão ou alterações mentais
- Febre
- Vômito
- Dor abdominal
- Problemas respiratórios
- Fezes cheias de pus
- Falta de urina
O tratamento da diarreia amarela vai depender da causa do problema. Por isso, é fundamental identificar o motivo da descoloração por meio de avaliação médica.