Ginecologista obstetra especialista em reposição hormonal
Jornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iInfecção causada por um fungo chamado Candida, a candidíase geralmente se manifesta em regiões como órgãos genitais, boca e pele. No caso da candidíase vaginal, a condição provoca coceira e corrimento e seu tratamento envolve antifúngicos, medicamentos indicados após consulta médica, que ajudam a eliminar a Candida albicans - principal fungo causador da doença.
Mas, além dos medicamentos usados para tratar a condição, será que existem suplementos alimentares que ajudam no manejo da candidíase? Continue lendo para entender!
Leia mais: Candidíase: o que é, sintomas e tratamento
Que suplementos alimentares são indicados para candidíase?
A ginecologista endócrina Maria Carolina Dalboni, especialista em reposição hormonal, explica que, antes de pensar em suplementos, a redução dos carboidratos na dieta pode ajudar a controlar a candidíase vaginal.
“É muito importante também que a gente trate a disbiose intestinal (quando as bactérias do trato gastrointestinal ficam desequilibradas), então é muito importante a gente arrumar a flora intestinal e isso pode ser feito, por exemplo, com suplementos probióticos, quando necessário”, fala a médica.
Ela comenta ainda que os prebióticos - uma espécie de “alimento” dos probóticos”, também podem ser indicados como suplementos alimentares para candidíase, ajudando no desenvolvimento de uma microbiota intestinal mais saudável.
Outros suplementos importantes para candidíase segundo a especialista são:
“O importante é arrumar essa dieta alimentar da paciente e ver a necessidade dela antes de indicar os suplementos. Reduzir estresse oxidativo, inflamações crônicas, tudo isso tem a ver com a alimentação e estilo de vida e, por isso, precisamos corrigir as deficiências nutricionais. Quando isso é feito arrumando a flora intestinal e a disbiose, a gente evita a cândida recorrente”, complementa.
Leia mais: Candidíase vaginal: o que é, sintomas e tratamento
Além dos suplementos alimentares, a especialista ainda fala sobre o uso de óvulos de Lactobacillus, muito usados para a manutenção da saúde vaginal. “Eles também ajudam na prevenção da candidíase e podem ser indicados quando necessário”, explica.
Tratamento de candidíase vaginal
O tratamento para a candidíase vaginal pode ser feito por remédios antifúngicos de via oral ou por cremes vaginais de aplicação local. A escolha do método é feita com base em alguns fatores, como a intensidade dos sintomas e os locais afetados.
Lembre-se de que nenhum tratamento caseiro deve ser feito em quadros em que o diagnóstico não foi confirmado por um profissional. Isso porque os sintomas de candidíase podem se assemelhar a outras infecções e o uso de alguns produtos pode piorar a complicação.