Ginecologista obstetra especialista em reposição hormonal
Jornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iA candidíase peniana é uma infecção normalmente causada pelo fungo Candida albicans, responsável por cerca de 70% das infecções fúngicas no planeta. Esta não é considerada uma doença tão comum quanto a candidíase vaginal, já que o pênis não reúne as melhores características para o desenvolvimento do fungo: umidade, calor e baixa luminosidade. Mas ainda assim pode acontecer!
Para diagnosticar uma candidíase no homem, o procedimento médico envolve uma análise histórico médico, incluindo a coleta de informações sobre infecções passadas ou infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, deve haver um exame visual do órgão e a coleta de secreção da região afetada.
Continue lendo para saber quais são os sinais de candidíase peniana mais comuns e as formas de tratamento indicadas!
Sinais da candidíase peniana
A candidíase peniana tem algumas características específicas. “Normalmente ela cursa com uma vermelhidão local, com cera, e pode dar umas bolhas avermelhadas. Às vezes fica tipo uma massinha branca, um material esbranquiçado, uma secreção esbranquiçada também”, destaca a médica Maria Carolina Dalboni, ginecologista, obstetra e sexóloga.
Alguns dos sintomas de candidíase peniana a se destacar são:
- Coceira, ardência e inchaço na ponta do pênis
- Relações sexuais dolorosas
- Ardência ao urinar
- Feridas (rachaduras) na pele do pênis
- Corrimento branco e agrupado
- Odor forte
Vale lembrar que o fungo causador da candidíase peniana pode viver no corpo de muitos homens. Porém, os sintomas de uma infecção normalmente se manifestam quando há uma queda na imunidade e quando a flora bacteriana da pele fica desregulada.
Leia mais: Gel, creme ou pomada, qual é a melhor opção para tratar candidíase?
“Condições ruins de higiene e alta umidade local contribuem para esse tipo de situação, mas, sobretudo para um paciente mais jovem, isso raramente acontece”, acrescenta o urologista Alex Meller, professor da Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP e membro do corpo clínico do Hospital Vila Nova Star.
Como tratar candidíase peniana?
O tratamento da candidíase peniana envolve medicamentos antimicóticos e pomadas antifúngicas. Um médico deve ser consultado caso os sintomas acima citados se manifestem, podendo decidir se o paciente deve tomar remédios para candidíase ou realizar o tratamento apenas com a aplicação de cremes e pomadas, como o cetoconazol.
“Normalmente o tratamento inclui ainda medicamentos como o fluconazol, que é o mais usado, e que é administrada em dose única, oral. Em alguns casos a gente pode usar o itraconazol também, cujo tratamento normalmente é feito de 12 em 12 horas por dois dias”, indica Maria Carolina Dalboni.
Leia mais: Quanto tempo depois da relação aparece a candidíase no homem?