Formada pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização no programa de residência do Hospital Sírio-Libanês. Os...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
No geral, as frutas são essenciais dentro do cardápio cotidiano, visto que elas carregam nutrientes extremamente necessários para uma alimentação saudável e balanceada. No entanto, em situações específicas, algumas frutas podem não ser tão benéficas. Paula Hibari, nutricionista do Fleury Medicina e Saúde, explica que pessoas com objetivo de perder peso precisam se atentar, pois não são todas as frutas que ajudam a emagrecer.
“Em um processo de emagrecimento, escolher frutas que são menos calóricas pode ser interessante. Quando comparamos 100g de alimento, temos as seguintes calorias: morango: 30 kcal; melão: 25 kcal; melancia: 32 kcal; goiaba: 51 kcal; maçã: 52kcal; banana: 92 kcal. Sendo assim, optar por morango, melão e melancia, por exemplo, pode ofertar uma saciedade maior, com um valor calórico menor”.
Leia também: Dieta para perder barriga: veja cardápio para emagrecer
Quais são as frutas que ajudam a emagrecer?
Algumas frutas podem ajudar no processo de emagrecimento por diversas razões, como o grau de saciedade, baixo teor calórico e alto teor de fibras e de água. Dentre elas, estão:
- Morango
- Melão
- Laranja
- Melancia
- Carambola
- Mirtilo
- Limão
- Ameixa
- Framboesa
- Caju
- Mamão
- Pêra
- Pêssego
- Cereja
- Amora
- Abacaxi
- Pitaya
- Tangerina
Leia também: Esse ano vai: 7 dicas (úteis!) para emagrecer de uma vez por todas
Quais os outros benefícios dessas frutas?
Além de ajudar a emagrecer, essas frutas trazem outros benefícios à saúde, já que são fontes de antioxidantes, fibras — que são importantes para o bom funcionamento do intestino, além de vitaminas e minerais, fundamentais para o fortalecimento do sistema imunológico.
“O morango, por exemplo, é rico em vitamina C, ao passo que o melão e a melancia possuem boas quantidades de ácido fólico e vitamina A. É importante lembrar que uma alimentação variada fornece tudo que o organismo precisa ao longo do dia e faz bem à saúde a curto, médio e longo prazo”, ressalta a nutricionista.
Leia também: Gordura localizada: tire 7 dúvidas comuns ao tentar queimá-la
Como comer as frutas que ajudam a emagrecer?
Paula Hibari recomenda sempre consumir as frutas in natura. De acordo com a especialista, isso se dá pelo fato de que, em forma sólida, as frutas exigem mais mastigação e ocupam um espaço maior no estômago — auxiliando na sensação de saciedade.
“O consumo de frutas em forma de sucos, por exemplo, faz com que o organismo absorva o alimento rapidamente e sinta uma menor sensação de saciedade. Além disso, devemos levar em consideração o fato de que, normalmente, é utilizada uma quantidade maior de frutas para o preparo do suco, o que eleva, significativamente, a quantidade de calorias ingeridas”, finaliza.
Saiba mais: 10 frutas ricas em vitamina C (e como consumir)