Graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, fez Residência em Clínica Médica na Santa Casa de San...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO que é Perda de peso não intencional?
Perda de peso não intencional é definida como a diminuição involuntária do peso corporal. Ou seja, quando o processo de emagrecimento ocorre sem motivo aparente e, muitas vezes, de forma rápida, não estando relacionado a alterações na dieta ou à prática de exercícios. Ela pode surgir por um metabolismo mais acelerado, relacionado a algum problema de saúde mais grave.
Causas
Causas da perda de peso não intencional
Inúmeras razões podem levar uma pessoa a emagrecer sem que haja o intuito de perder peso. Levantamentos da APS (Secretaria de Atenção Primária à Saúde) indicam que a depressão possa estar relacionada a 15% a 30% dos casos.
Veja algumas das possíveis causas da perda de peso não intencional:
- Metabolismo acelerado
- Perda de apetite
- Abuso de substâncias químicas, como álcool e drogas
- Diarreia crônica
- Distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia
- Desnutrição
- Uso de determinados medicamentos, como anfetaminas, de laxantes e de medicamentos para tireoide
- Resultado do tratamento de quimioterapia
- Depressão
- Distúrbios graves do sono, como insônia
- Câncer
- Hipertireoidismo
- Úlceras orais, que provocam dor
- Uso de aparelhos odontológicos, que dificultam a alimentação
- Perda de dentes
- Cáries dentárias
- Tabagismo
- AIDS
Saiba mais: Depressão: o que é, causas, sintomas e tem cura?
Diagnóstico
Diagnóstico de perda de peso não intencional
Para o diagnóstico da perda de peso não intencional o indicado é realizar uma consulta médica com especialistas da área. O especialista consultado levará em conta a história clínica e a sua documentação/percepção de perda de peso.
O exame físico deve focar em sinais de diferentes áreas, havendo uma avaliação de condições psicológicas/psiquiátricas, de hipertireoidismo e metabolismo, das deficiências nutricionais e de doenças crônicas.
Exames
Os principais exames para o diagnóstico da perda de peso não intencional variam de acordo com a possível causa, mas podem incluir:
- Exame físico
-
Hemograma com plaquetas
- Eletrólitos
- Glicemia
- Urina
- Fezes
- Teste para HIV
- Raio X
Saiba mais: HIV: sintomas, tratamentos e tem cura?
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar a perda de peso não intencional podem variar de acordo com a possível causa. Alguns deles são:
- Clínico geral
- Endocrinologista
- Metabologista
- Oncologista
- Gastroenterologista
- Odontologista/dentista
- Psiquiatra
- Psicólogo
- Médico do sono
- Nutricionista
- Imunologista
- Neurologista
Buscando ajuda médica
É de extrema importância que se busque ajuda médica ao apresentar perda de peso sem que haja a intenção de emagrecer. A consulta médica também é recomendada em casos em que houve muita perda de peso nos últimos meses e a causa exata do emagrecimento não possa ser explicada. Além disso, é necessário se atentar a possíveis outros sintomas que possam surgir em conjunto.
Saiba mais: Uretrite: o que é, sintomas, tratamento e medicamentos
Tratamento
Tratamento para perda de peso não intencional
O tratamento para a perda de peso não intencional vai depender da causa do problema. Entre 15% e 20% das pessoas que buscam investigar o problema podem não ter um diagnóstico esclarecedor.
Casos de depressão, por exemplo, um dos motivos mais comuns para a perda de peso não intencional, assim como possíveis distúrbios psicológicos, podem ser tratados de forma multidisciplinar. São recomendadas sessões de psicoterapia e a prática regular de atividades físicas. Em casos mais graves, o uso de medicamentos antidepressivos pode ser indicado.
Distúrbios alimentares, como bulimia e anorexia, merecem também atenção endocrinológica e uma adequação do cardápio pode favorecer o processo de tratamento.
Referências
Ministério da Saúde: órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, a prevenção e a assistência à saúde dos brasileiros
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Dra. Silvia Calichman, clínico geral e gastroenterologista - CRM 134021/SP