Ginecologista obstetra especialista em reposição hormonal
Jornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iA candidíase é uma infecção fúngica normalmente causada pelo fungo Candida albicans. Uma das suas formas mais comuns é a candidíase vaginal, que pode causar sintomas como coceira, ardência e corrimento. Mas como é o corrimento da candidíase?
Conversamos com a ginecologista Maria Carolina Dalboni, que comentou sobre a aparência do corrimento na candidíase. Confira!
Como é o corrimento na candidíase?
Todo fluxo que sai da vagina sem ser a menstruação é um tipo de corrimento. Portanto, ter um corrimento pode ser normal quando ele é transparente ou levemente amarelado. Porém, quando essa aparência natural muda, pode ser um sinal de alerta para a candidíase.
Leia mais: Candidíase peniana: saiba reconhecer e tratar
Mas como é o corrimento na candidíase? “O corrimento da candidíase normalmente é um corrimento mais esbranquiçado, mais leitoso, bem branquinho mesmo, ele parece um leitinho coalhado”, fala a médica. “Eu costumo dizer até que parece um queijo cottage”, completa.
Segundo ela, normalmente o corrimento da candidíase não tem odor, mas pode causar coceira de intensidade média ou intensa, causando ainda ardência ao urinar, por exemplo.
A médica ainda completa falando sobre um outro tipo de corrimento. “Na candidíase há um desequilíbrio da flora vaginal, então o corrimento também pode vir associado a um corrimento com uma bactéria. Nesse caso, ele pode ficar esverdeado ou amarelo-esverdeado e pode ter odor”, detalha.
O que causa candidíase?
A candidíase pode afetar pessoas de todas as idades e gêneros e a vida sexual ativa não é fator determinante para a doença. Vale lembrar que a candidíase é causada por uma levedura, um tipo de fungo que se encontra em condições normais na vagina. Quando há um desbalanço, sua população pode proliferar e causar os sintomas, como o corrimento.
Leia mais: Comprimidos para candidíase: quais são inicados?
A candidíase vaginal pode ocorrer por uma série de fatores, como:
“Estresse, alterações na alimentação e duchas íntimas também são fatores que podem causar candidíase”, complementa Maria Carolina Dalboni.
O diagnóstico da candidíase é feito com análise médica em consultório. Casos recorrentes e complicados podem exigir o exame a fresco e a cultura de fungos. A médica ressalta a importância de um exame físico feito por um profissional em ginecologia, já que outras doenças possuem sintomas similares à candidíase.