Dermatologista graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, com residência no Hospital das Clínica...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O furúnculo é uma infecção bacteriana que se manifesta como um nódulo avermelhado, dolorido e com pus — normalmente em regiões como virilha, axilas, pescoço e nádegas.
Embora seja inofensivo na maioria dos casos, o furúnculo não é somente um problema estético: a dor e o inchaço podem dificultar a realização das tarefas diárias, como se vestir e trabalhar, além de causar complicações se não tratado adequadamente.
O tratamento pode variar de acordo com a gravidade da infecção. Normalmente, ele pode ser feito em casa a partir de alguns cuidados básicos para reduzir a inflamação ou auxiliar o nódulo a drenar espontaneamente.
Como identificar o furúnculo?
O furúnculo é caracterizado por um nódulo avermelhado e dolorido, com uma região amarela ao redor — sugerindo a presença de pus. Também pode haver um crescimento gradual do furúnculo e sensibilidade ao toque, além de calor ao redor da área por causa da inflamação. Em alguns casos, você pode experimentar uma coceira na região afetada.
O furúnculo pode se desenvolver em qualquer área do corpo, mas é comum em locais com pelos, expostos à umidade ou atrito ou acometidos por feridas e picadas de insetos. Na maioria dos casos, a infecção é causada pela bactéria Staphylococcus aureus.
Autocuidados com o furúnculo
O tratamento da infecção normalmente envolve o uso de medicamentos antibióticos orais e pomadas para furúnculo indicados pelo médico, pois são capazes de diminuir a quantidade de bactérias no local, segundo a dermatologista Valéria Marcondes. Em alguns casos, pode ser necessária a drenagem em um consultório médico a partir de uma pequena incisão na parte central do furúnculo.
Além do tratamento tradicional, um autocuidado para acabar com o furúnculo é a aplicação de compressas mornas no local. Além de aliviar a dor causada pela inflamação, o calor ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e a aumentar o fluxo de sangue para a região afetada, acelerando a drenagem espontânea do pus. Veja alguns cuidados:
- Use uma toalha limpa e mergulhe-a na água quente
- Certifique-se de que a toalha não está quente demais
- Aplique-a na região afetada por cerca de 10 a 15 minutos
- Após a aplicação, lave a região com água e sabão neutro
Leia também: Furúnculo na perna: como tratar quando está inflamado?
Como o furúnculo é contagioso, Valéria aponta a importância de manter unhas e mãos sempre limpas. O uso de pomada embaixo das unhas e dentro das narinas também é uma medida interessante, uma vez que são locais de foco da bactéria, segundo a dermatologista.
"Deve-se evitar o uso de roupas muito apertadas e suadas, após a ginástica, por exemplo. No momento do banho, você pode aplicar um sabonete do tipo antisséptico por todo o corpo e, para dormir, use roupas soltas de algodão e troque as roupas de cama. É preciso evitar um ambiente quente e úmido", explica Valéria.
Como prevenir o furúnculo?
Para ajudar no tratamento e prevenir o surgimento de outros furúnculos, é importante adotar medidas como:
- Manter as mãos sempre limpas
- Não espremer ou cutucar lesões na pele
- Evitar o contato próximo com pessoas que possuem furúnculo
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como toalhas e lâminas
- Evitar o uso de roupas apertadas e desconfortáveis
- Manter as feridas cobertas por curativos
- Usar sabonetes antibacterianos
Leia também: Especialistas respondem 11 maiores dúvidas sobre furúnculo