Especialista formada em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes e em Infectologia pela Universidade Federal de São...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO Ministério da Saúde anunciou que o próximo sábado, dia 2 de março, será o “Dia D - Brasil unido contra a dengue”, uma data especial de mobilização nacional para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito.
A medida foi tomada em meio ao grande número de casos de dengue no país neste ano de 2024 - já são mais de 1 milhão no ano! Por isso, o Ministério da Saúde considera que o controle da dengue e do mosquito Aedes aegypti está entre os maiores desafios da saúde pública no Brasil.
“Faço aqui um chamamento à sociedade, aos profissionais de imprensa, para que estejam conosco no Dia D - Brasil unido contra a dengue, no próximo sábado. Este é um momento de atenção não só das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, mas também de toda a sociedade”, alertou Nísia Trindade, ministra da saúde.
Leia mais: Adultos vão poder tomar vacina da dengue de graça no SUS: veja se você pode
O que é o “Dia D - Brasil unido contra a dengue”?
O Ministério da Saúde alerta que 17 estados estão com incidência de dengue 1 em níveis acima do esperado histórico. Desses, 15 estão com tendência crescente e espera-se que essa tendência persista pelo menos até o final de março em boa parte do país.
É nesse contexto que foi criado o “Dia D - Brasil unido contra a dengue”, com o tema “10 minutos contra a dengue”. O objetivo é incentivar ações da população com foco na prevenção da propagação do mosquito Aedes aegypti.
Veja o que você PRECISA fazer nesse sábado (2) pra garantir a prevenção da dengue!
- Minuto 1: Evite o acúmulo de água
- Minuto 2: Coloque areia nos vasos de plantas
- Minuto 3: Coloque desinfetante nos ralos
- Minuto 4: Limpe as calhas
- Minuto 5: Use repelente
- Minuto 6: Use inseticidas e larvicidas
- Minuto 7: Tampe caixas d'água
- Minuto 8: Guarde pneus
- Minuto 9: Não acumule sucata
- Minuto 10: coloque telas nas janelas
Leia mais: Repelentes naturais contra a dengue funcionam?
Lembre-se também de receber bem os agentes de saúde, pois eles trazem informações importantes sobre a prevenção da dengue.
Sintomas da dengue em 2024
“Atualmente, os sintomas mais frequentes são febre, dores musculares e dor de cabeça. Em menor escala, os sintomas mais reportados nos casos confirmados são náuseas e vômitos, dor nas costas, dor no fundo dos olhos, dores nas articulações e manchas vermelhas pelo corpo”, apontou Vanessa Truda, infectologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, em entrevista anterior ao MinhaVida.
Saiba mais: Nova vacina da dengue é incorporada ao SUS; veja como funciona
De acordo com a especialista, os primeiros sintomas surgem de 3 a 15 dias após a picada do mosquito. “De maneira geral, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta de início repentino, que normalmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no musculares e articulares, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas. Após o declínio da febre, a maioria dos casos evolui para a recuperação e cura da doença”, informa.