Nutróloga com título de especialista há 15 anos pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Mais de 20 anos d...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iQue a quinoa é um alimento saudável você já deve ter ouvido falar. Esse pseudo cereal é rico em proteínas e possui os mesmos nutrientes que os cereais, como arroz e trigo, mas suas características de plantio e crescimento são diferentes.
Geralmente vendida em grãos moídos, a quinoa pode ser encontrada em supermercados e em lojas de produtos naturais. Além das proteínas, a quinoa é rica em fibras, cálcio e ferro, sendo uma ótima opção para enriquecer a dieta. Mas, afinal, será que quinoa engorda?
Conversamos com a nutróloga Liliane Oppermann, que falou sobre as propriedades deste pseudo cereal e explicou se quinoa engorda. Continue lendo
Quinoa engorda? Pode comer à vontade? Entenda!
Todo alimento que possui calorias, como é o caso da quinoa, pode engordar se consumido em excesso ou junto com uma dieta hipercalórica (ou seja, com mais calorias ingeridas do que gastas pelo corpo). Portanto, sim, quinoa engorda quando consumida de forma exagerada e, principalmente, se a dieta da pessoa não estiver ajustada.
Leia mais: 7 receitas com quinoa saudáveis e deliciosas
“A quinoa é um alimento excelente para ser colocado em dietas de perda de peso e não é somente pela quantidade de calorias, mas por ser um alimento que dá saciedade e que tem proteínas, fibras e nutrientes. Mas quando a gente fala sobre comer um alimento à vontade, se nós pensarmos, nem a água pode ser à vontade, porque uma ingestão muito grande de água pode diluir os minerais do corpo e causar diversos sintomas”, explica a especialista.
A nutróloga explica, entretanto, que por ser capaz de trazer saciedade, dificilmente uma pessoa vai conseguir ter uma compulsão alimentar por quinoa e comer demais. “Mas é um alimento com calorias, considerada com um médio valor calórico”, destaca Liliane.
Características da quinoa
A nutróloga explica que as características da quinoa variam com o tipo de grão. “A quinoa branca tem menos caloria do que a vermelha e mais fibras, por exemplo”, fala. Além disso, a própria forma de consumo muda sua composição.
“Por exemplo, se a gente pegar a quinoa cozida, 100 gramas têm em torno de 130 calorias. Já a quinoa em flocos, ela tem em torno de 320 calorias por 100 gramas. Já a quinoa em grãos secos, não cozida, in natura, tem em torno de 300 calorias”, destaca a especialista. A quinoa tem em média 70% do carboidrato e 28% da proteína, sendo o restante de gorduras.
Leia mais: Risoto de quinoa com tomate seco e rúcula
A nutróloga explica que, independente de se quinoa engorda, ela é um alimento excelente para fazer parte de uma rotina alimentar equilibrada.
“Isso porque ela ainda tem médio índice glicêmico, ou seja, esse 70% de carboidrato, para ser mais exato, 68 gramas por 100 gramas, não causam pico hiperglicêmico, então, portanto, não estimulam um pico de insulina. Por isso, é um excelente alimento para ser colocado em saladas, em comidas salgadas, em doces e muito bom para dieta no geral”, finaliza.
Mais benefícios da quinoa
Além de tudo, as quantidades significativas de ômega 3 e 6 na quinoa são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e na prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido às suas quantidades de cálcio.
Os principais benefícios da quinoa incluem:
- Ajuda no fortalecimento muscular
- Previne doenças cardiovasculares
- Reduz o colesterol
- Fortalece os ossos
- Previne doenças como osteoporose e hipertensão
- Ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios
- Favorece o emagrecimento
- Fortalece o sistema imunológico e auxilia no processo de cicatrização
-
Recomendada para pessoas que possuem doença celíaca