Randhall Bruce Carteri é nutricionista, professor de educação física e doutor em Bioquímica. Mestre em Ciências do Movi...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O chá de camomila é uma das infusões mais tradicionais e conhecidas pelos apreciadores de chá. A planta possui propriedades medicinais que lhe atribuem diversos benefícios, como auxiliar na redução de cólicas menstruais, ansiedade e inchaço. Mas será que o chá de camomila é bom pra gripe? Entenda se a infusão pode ser uma aliada no tratamento da condição e quais outras infusões podem ajudar no alívio dos sintomas.
Chá de camomila é bom pra gripe?
De acordo com o nutricionista Randhall Bruce Carteri, existem poucos estudos científicos que apontem que o chá de camomila é bom para gripe. No entanto, alguns dos compostos presentes no chá podem ajudar no alívio dos sintomas.
“O chá de camomila não tem efeito direto em nenhum fator da gripe, mas compostos encontrados na camomila, como os flavonoides e terpenoides, têm efeitos anti-inflamatórios. Assim, o consumo pode proporcionar alívio de sintomas, como as dores de garganta e a congestão nasal, por exemplo”, esclarece.
Saiba mais: Gripe ou resfriado: entenda a diferença e como identificar os sintomas
Qual chá é bom para gripe?
O especialista explica que os compostos bioativos das plantas medicinais são os responsáveis por trazer alívio aos sintomas de gripe. “Os compostos bioativos são moléculas químicas presentes em alimentos ou organismos biológicos que têm a capacidade de afetar processos fisiológicos sendo potencialmente benéficos para a saúde, exibindo propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, ou antimicrobianas”, explica.
Alguns dos chás indicados pelo especialista e que podem trazer benefícios no tratamento da gripe são:
Chá de equinácea
A equinácea é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias e antivirais, devido à presença de compostos echinacoside e alcalóides.
Modo de preparo: Adicione 1 colher de chá de raiz de equinácea seca em 1 xícara de água fervente. Deixe em infusão por 5 a 10 minutos, coe e beba. A dose recomendada é de 1 a 2 xícaras de chá de equinácea por dia.
Chá de gengibre
O gengibre é uma raiz que traz na composição gingerol e zingiberene, substâncias que lhe atribuem ação anti-inflamatória e antioxidante.
Modo de preparo: Misture 1 colher de chá de gengibre ralado em 1 xícara de água fervente, deixe em infusão por 5 a 10 minutos, coe e beba. A dose recomendada é de 1 a 2 xícaras de chá de gengibre por dia.
Chá de alho
Segundo Carteri, o chá de alho possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais, principalmente pela presença de ajoeno e alicina.
Modo de preparo: Adicione 1 dente de alho picado em 1 xícara de água fervente. Deixe em infusão por 5 a 10 minutos, coe e beba. A dose recomendada é de 1 a 2 xícaras de chá de alho por dia.
Saiba mais: 10 chás que interagem com medicamentos
Chá de mel
O chá de mel é uma bebida excelente para tratar a gripe, pois possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.
Modo de preparo: Acrescente 1 colher de chá de mel em 1 xícara de água fervente, deixe em infusão por 5 a 10 minutos, coe e beba. A dose recomendada é de 1 a 2 xícaras de chá de mel por dia.