Médico Otorrinolaringologista do Alfa Instituto de Comunicação e Audição. Membro da Sociedade Brasileira de Otorrin...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Nesta segunda-feira (11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para a chegada da terceira onda de calor do ano — nomeada de bolha de calor. Ela ocorre quando uma área de alta pressão permanece no mesmo local por dias ou semanas, prendendo o ar quente.
O fenômeno deve durar até esta sexta-feira (15), mas as altas temperaturas continuarão pelos próximos dias em pelo menos cinco estados brasileiros, o que acende um alerta quanto aos cuidados com a saúde no período. Desidratação, insolação, cansaço extremo e complicações respiratórias são alguns dos danos causados pela exposição prolongada a temperaturas extremas.
"A onda de calor vem acompanhada do tempo seco e do aumento da incidência dos raios solares. A qualidade do ar é afetada pois, além de mais seca, ela concentra mais poluentes. Então, de maneira geral, a exposição solar pode provocar lesão na pele, desidratação, tontura, náusea e falta de equilíbrio. O ar também pode incomodar a mucosa da via respiratória, então pode ocorrer uma ardência e/ou secura no nariz e na garganta", explica Fernão Bevilacqua, médico otorrinolaringologista do Alfa Instituto de Comunicação e Audiência.
Por uma série de fatores, desde a vasodilatação até o aumento da frequência cardíaca, o calor também pode piorar condições preexistentes. Por isso, o especialista alerta para pessoas com doenças prévias, como pressão alta e arritmia cardíaca, que devem ficar atentos aos possíveis efeitos do calor no organismo.
Como refrescar o quarto para aguentar a bolha de calor?
Se o ar condicionado não é uma opção, algumas mudanças no ambiente podem torná-lo mais agradável para lidar com as altas temperaturas. Confira algumas dicas para refrescar o quarto e aliviar o calor:
1. Deixe o ar circular
O primeiro passo para amenizar o calor intenso é facilitar a ventilação no ambiente, o que pode ser feito especialmente durante a noite, período em que o ar do lado de fora é mais frio do que o interno.
2. Espalhe toalhas molhadas e bacias de água
Essa é uma técnica que ajuda a umedecer o ar seco e refrescar o ambiente. Uma dica é posicionar as toalhas e bacias em locais com boa circulação de ar, como próximo a janelas ou ventiladores, pois isso maximiza a evaporação a sensação de frescor. Porém, evite usar a técnica durante a noite, porque pode aumentar a presença de ácaros e fungos no quarto.
Leia também: Como acabar com a moleza provocada pelos dias quentes?
3. Atente-se as luzes
As lâmpadas mais antigas produzem mais calor durante o funcionamento, o que pode aumentar a temperatura do quarto. O efeito ainda é mais intenso se você utiliza muitas fontes de luz, como abajures. Por isso, o ideal é utilizar lâmpadas com baixo custo de energia ou cores frias — que, além de ajudar a reduzir o valor da conta de luz, deixam a casa mais fresca.
4. Evite itens que retêm calor
Alguns objetos ou itens de decoração na sua casa podem reter o calor, como o veludo. Por isso, dê preferência a cores claras e tecidos leves, como o algodão. Ele, inclusive, permite a ventilação do seu corpo durante o sono, além de contribuir para que o ar tenha um fluxo melhor no ambiente.
5. Resfrie a roupa de cama
Para potencializar a sensação de frescor ao dormir, leve os lençois de cama e a fronha para dentro do freezer ou congelador por alguns minutos, dentro de um saco ou bolsa plástica. O contato da pele com a superfície fria vai ajudar com que você adormeça mais rápido.
6. Ventilador-condicionado
É isso mesmo que você leu. Para deixar o ar ainda mais fresco, uma medida rudimentar (mas prática!) é colocar grandes cubos de gelo dentro de uma panela e deixar na frente do ventilador. Assim, ele irá soprar o ar mais fresco que está ao redor do gelo. Se isso não é uma opção, coloque garrafas pet com água gelada. O efeito é semelhante!
7. Utilize um umidificador de ar
Uma dica importante para resfriar o ambiente é aumentar a umidade dele, o que pode ser feito com o uso de umidificadores de ar, que melhoram a sensação de frescor. Essa função também é uma ótima opção para pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios, como rinite.
Leia também: O que comer nos dias mais quentes?
8. Durma de rede
Muito comum em alguns lugares do Brasil, a rede é uma opção interessante para ter uma boa noite de sono durante os dias mais quentes. Além de facilitar a passagem de ar por ser suspensa, as redes normalmente são feitas de materiais respiráveis, como algodão, o que ajuda a manter o corpo mais fresco.
9. Mantenha uma garrafa de água por perto
Não adianta refrescar o quarto se não mantivermos o corpo hidratado, certo? Por isso, mantenha uma garrafa de água sempre por perto e lembre-se de beber regularmente ao longo do dia. A hidratação é essencial para manter o organismo funcionando, ajudando a manter a temperatura corporal e prevenindo quadros de desidratação.