Caroline Codonho é Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo -SP e Mestre em Ciências da Nutrição (UFF...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iNa última segunda-feira (25 de março) o corpo da cantora Maiara, da dupla Maiara e Maraísa, se tornou assunto nas redes sociais. Isso aconteceu após a sertaneja postar fotos e vídeos em que vários seguidores comentaram sobre o seu corpo, dizendo que ela estava “magra demais”. Nesta terça-feira (26), Maiara fez uma live no instagram explicando seu emagrecimento, dizendo que está pesando 47 kg e que seus fãs não precisam se preocupar: “Não estou doente”, afirmou a artista, que estava tentando emagrecer desde 2018, quando fez cirurgia bariátrica.
Mas será que é possível frear o emagrecimento depois da bariátrica? A que peso o paciente pode chegar após esse procedimento? O MinhaVida entrevistou a nutricionista Caroline Codonho que esclareceu essas questões e recomendou cuidados importantes que toda pessoa que fez bariátrica deve adotar para a vida inteira.
Balão gástrico, bariátrica e lipo: os procedimentos que a cantora já fez
Na transmissão ao vivo que fez na sua rede social, Maiara disse que começou seu processo de emagrecimento há cinco anos com bariátrica e lipoaspiração. Ela também já colocou balão intragástrico e quase fez a segunda cirurgia bariátrica, pois, segundo ela, não via seu índice de gordura baixar. A cantora também afirmou que com o tempo começou a se cuidar, tomar vitaminas e que agora todos os seus exames estão normais. Veja para que serve cada procedimento que a sertaneja fez:
- Balão Gástrico: é um procedimento não cirúrgico projetado para auxiliar no emagrecimento. Ele consiste na inserção de um balão de silicone no estômago, que é preenchido com solução salina ou ar, ocupando espaço e reduzindo a capacidade do estômago para a ingestão de alimentos;
- Cirurgia Bariátrica: também conhecida como cirurgia de redução do estômago, é uma intervenção cirúrgica que promove a perda de peso em pacientes com obesidade grave. Este procedimento é recomendado para pessoas com um índice de massa corporal gorda superior a 40 kg/m² ou superior a 35 kg/m² com comorbidades associadas, como diabetes tipo 2 e hipertensão arterial.
- Lipoaspiração: uma cirurgia plástica que remodela áreas específicas do corpo removendo depósitos de gordura indesejados. Ela é indicada para pessoas que estão próximas do peso ideal, mas têm áreas localizadas de gordura que não respondem a dieta ou exercício.
Leia também: Cirurgia bariátrica é o método mais eficaz contra obesidade mórbida
Por que Maiara emagreceu tanto? A que peso a pessoa com bariátrica pode chegar?
O paciente que fez cirurgia bariátrica não consegue ingerir a mesma quantidade de comida que costumava comer antes do procedimento e, por esse motivo, acabam perdendo muito peso, principalmente no início do processo. A nutricionista explica porque isso acontece:
“Existe toda uma adaptação metabólica, você perde áreas de produção de hormônios, perde a área de digestão e de absorção, então o paciente também faz um reequilíbrio desse organismo. Além disso, como ele não consegue fazer uma metabolização tão eficiente, diminui a produção de fator intrínseco, que é uma substância que está envolvida na metabolização de algumas vitaminas e minerais”, detalhou a especialista.
Além disso, Caroline conta que o emagrecimento em excesso também está ligado à dieta do bariátrico: “Ela inicia com uma dieta líquida, passa para uma dieta pastosa e, eventualmente, chega à dieta sólida, composta por alimentos que consumimos diariamente. Nesse estágio, ela precisará limitar a quantidade ingerida, aumentando a frequência das refeições ao longo do dia para atingir uma ingestão mínima de calorias”.
A nutricionista conta que o processo é tão intenso que tem pessoas que chegam à metade do peso, ou até mais. “Já tive pacientes que tinham 150 kg e ficaram com 60 kg com cirurgia bariátrica”.
Como evitar a perda excessiva após a cirurgia bariátrica
A perda de peso excessiva pode ser controlada com alguns cuidados imediatos. “Quando você faz uma cirurgia bariátrica, a primeira coisa que você tem que sair do hospital e já fazer é uma suplementação de vitaminas e minerais (como vitamina B12, ferro e zinco). Isso vai ser para sempre, porque nunca mais a pessoa vai conseguir ter uma absorção tão adequada como ela tinha antes”, ressaltou a nutri.
Também é fundamental que essa jornada seja acompanhada por uma mudança significativa no estilo de vida, com exercícios regulares, o que é fundamental para o ganho de massa muscular. Também é preciso ajustar a alimentação e moderar o consumo de álcool. “É preciso que haja uma ingestão adequada de proteínas, minerais, fibras, carboidratos e gorduras, além de fazer musculação e uma suplementação regrada”. Só com todos esses cuidados e um acompanhamento próximo de uma equipe médica, é possível se manter num peso saudável sem que haja perda excessiva de massa corporal.
Leia também: 20 dicas para emagrecer rápido e com saúde