Oftalmologista com uma jornada de 24 anos dedicada ao cuidado da visão.
Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iVocê já imaginou poder corrigir o astigmatismo e a vista cansada ao mesmo tempo, de forma prática e confortável? A empresa CooperVision, fabricante de lentes de contato, lançou uma lente de contato que promete trazer alívio para quem sofre com esses dois problemas de visão.
Para entender mais sobre essa novidade e os benefícios das lentes para a saúde ocular, o MinhaVida conversou com o oftalmologista Glauber Marques, que também recomendou outras alternativas de tratamento para o astigmatismo e a vista cansada. Veja só!
Lente de contato que corrige astigmatismo e vista cansada funciona?
O funcionamento dessa lente de contato promete ser simples e eficiente já que possui uma combinação de diferentes graus de correção que se adaptam às necessidades de quem tem astigmatismo e a vista cansada. A empresa que produziu a Biofinity® Toric Multifocal, nome comercial do produto, garante que as lentes proporcionam uma visão nítida tanto para perto quanto para longe, além dos pontos intermediários.
O oftalmologista Glauber Marques dá o seu ponto de vista sobre essa novidade e ressalta que a maior qualidade do produto é a praticidade: “Essas lentes permitem que pessoas com astigmatismo e presbiopia vejam claramente tanto de perto quanto de longe, sem dependerem de óculos”.
Em entrevista para a revista Veja, Regina Noma, presidente da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato (Soblec), entidade filiada ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), comentou sobre esse lançamento: “As pessoas com astigmatismo e vista cansada ganham uma importante opção para lentes de contato, corrigindo simultaneamente a visão de longe e perto”.
O que é o astigmatismo e o que é a vista cansada?
O astigmatismo e a vista cansada, também conhecida como presbiopia, são dois problemas visuais muito comuns. O oftalmologista explica as principais diferenças e características dessas condições:
“O astigmatismo é um problema de visão causado pela curvatura irregular da córnea ou do cristalino, levando a visão distorcida tanto para perto quanto para longe. Já a vista cansada, conhecida como presbiopia, é uma condição relacionada à idade em que o olho perde gradualmente a capacidade de focar objetos próximos, causando dificuldade em ver claramente de perto”, esclarece Glauber.
Leia mais: Vista cansada: lentes multifocais são a opção indicada para corrigir o problema
Além das novas lentes: opções de tratamento para astigmatismo e vista cansada
Além das novas lentes de contato, o oftalmologista conta que existem outros métodos de tratamento para ambos os problemas de visão. “O tratamento para o astigmatismo geralmente envolve o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa, como LASIK ou PRK, para corrigir a curvatura irregular da córnea. Para vista cansada, os óculos de leitura ou lentes progressivas são comumente prescritos para ajudar a focar em objetos próximos”.
Benefícios da nova lente de contato para quem tem astigmatismo e vista cansada
A lente de contato para astigmatismo e vista cansada pode trazer diversos benefícios para a saúde ocular, entre eles:
- Visão corrigida: com essas lentes, pacientes que têm astigmatismo e presbiopia podem enxergar nitidamente tanto de perto quanto de longe, sem o uso de óculos;
- Conforto: lentes de contato para astigmatismo e presbiopia são projetadas para proporcionar conforto durante todo o dia, permitindo uma experiência de uso semelhante às lentes convencionais;
- Estilo de vida ativo: oferecem liberdade de movimento e são ideais para pessoas com estilos de vida mais ativo, pois não há preocupação com óculos escorregar ou quebrar;
- Visão periférica: as lentes de contato proporcionam uma visão periférica natural, sem obstruções causadas pelos aros dos óculos;
- Estética: para muitas pessoas, as lentes de contato são esteticamente mais agradáveis do que os óculos, pois não alteram a aparência facial.
Embora tenha muitos benefícios, é importante consultar um oftalmologista para determinar se essas lentes de contato são adequadas para o seu caso específico e para receber orientações sobre o uso correto e manutenção.
Leia também: De astigmatismo a presbiopia: problemas de visão que podem ser corrigidos com lentes de contato