Dr. André Gustavo Seabra Guimarães é Oftalmologista Especialista em Catarata. Formado pela Escola Superior em Ciências d...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Astigmatismo?
O astigmatismo é uma condição oftalmológica que faz com que a pessoa tenha a visão desfocada ou borrada. Trata-se de um erro refrativo num determinado eixo, causado por uma assimetria da córnea.
Causas
O olho humano possui duas partes que concentram as imagens, a córnea e o cristalino. Num olho com a forma perfeita, cada um destes elementos de focagem tem uma curvatura lisa, como a superfície de uma esfera. No astigmatismo, a córnea (astigmatismo corneano) ou o cristalino (astigmatismo lenticular) tem uma curva mais acentuada para uma direção do que para outra.
A condição pode estar presente desde o nascimento ou pode se desenvolver após uma doença, cirurgia ou lesão ocular, comum ao coçar o olho.
Saiba mais: Não é só quem usa óculos: saiba quando fazer um check-up oftalmológico
Astigmatismo e miopia
É comum que o astigmatismo esteja associado a outros problemas de refração, como a miopia. Este cenário ocorre quando a córnea é curvada demais ou o olho é mais longo do que o normal. Em vez de se focar justamente na retina, a luz é focalizada na frente da retina, resultando em uma aparência embaçada para objetos distantes.
Sintomas
O sintoma de astigmatismo mais comum é a visão borrada ou dupla. Um astigmatismo mais significativo pode causar distorções visíveis. Outras manifestações comuns são:
- Não conseguir ler letras pequenas
- Dificuldade de leitura
- Visão dupla
- Incapacidade de ver de perto e de longe sem apertar os olhos
- Fotofobia (sensibilidade à luz)
- Piora da acuidade visual à noite (miopia também causa piora da acuidade visual noturna)
Crianças com astigmatismo podem experimentar:
- Dificuldade com foco em palavras e linhas impressas
- Tensão do olho
- Olhos cansados
- Dores de cabeça
É particularmente importante lembrar que bebês e crianças com problemas de visão podem não perceber o problema. Afinal, elas podem nunca ter visto o mundo em foco. É por isso que é uma boa ideia ter um controle regular da visão das crianças, principalmente se há casos de problemas refrativos na família.
É de suma importância fazer o teste do olhinho logo no nascimento do bebê e levar a criança ao oftalmologista no primeiro ano de vida. Neste período, muitas doenças podem ser diagnosticadas e tratadas, sendo algumas com medidas simples como uso de tampão, evitando assim a cegueira.
Saiba mais: Como saber se o bebê tem problema de visão?
Diagnóstico
O médico especialista pode usar um ou mais desses quatro exames para diagnosticar o astigmatismo e medir sua gravidade:
- Exame de visão
- Exame de refração
- Ceratometria
- Topografia da córnea
Tratamento
O objetivo do tratamento de astigmatismo é melhorar a visão do paciente ou operar a córnea desigual. Os tratamentos incluem:
- Óculos
- Lentes de contato gelatinosa tórica e lente rígida
- Anel intraestromal (anel de ferrara para casos de ceratocone)
- Cirurgia refrativa
- Cirurgia de catarata com implante de lente intraocular tórica
Lentes corretivas
Lentes corretivas tratam astigmatismo por contrariar a curvatura desigual da sua córnea. Tipos de lentes corretivas incluem:
- Óculos: pode ser feito com lentes especiais que ajudam a compensar a forma irregular de seu olho
- Lentes de contato: como os óculos, as lentes de contato podem corrigir o astigmatismo. Uma variedade de lentes de contato está disponível, incluindo as lentes de contato rígidas, moles, de uso prolongado, descartáveis, gás permeáveis e bifocais.
Cirurgia refrativa
Este método de tratamento para astigmatismo corrige o problema, reformulando a superfície do olho. Antes da cirurgia, os médicos vão avaliá-lo e determinar se você é um candidato para a cirurgia refrativa. Métodos incluem:
- Cirurgia LASIK: é um procedimento em que um médico faz um corte circular na córnea. O cirurgião levanta a tampa da córnea e, em seguida, utiliza um laser excimer para esculpir a forma da córnea por baixo da aba. Um laser de excímero é diferente de outros lasers pois não produz calor
- Cirurgia PRK: o cirurgião retira a camada de proteção exterior da córnea e então utiliza um excimer laser para alterar a curvatura da córnea
- Cirurgia LASEK: uma camada muito fina de córnea é dobrada para trás, o que torna o olho menos vulnerável a danos decorrentes de uma lesão. A cirurgia LASEK pode ser uma opção se você tiver uma córnea fina ou se está em alto risco de uma lesão no olho no trabalho ou ao praticar esportes
- SMILE: retirada de uma lente moldada dentro da córnea por meio do laser femtosegundo, é uma técnica mais moderna, mas ainda sem resultados em longo prazo
Saiba mais: Olhos cansados: veja como novas tecnologias podem ajudar a evitar o desconforto visual
Complicações possíveis
O astigmatismo não corrigido em somente um olho pode causar ambliopia, popularmente conhecido como olho preguiçoso. Coçar o olho constantemente e bruscamente pode favorecer o aparecimento ou a evolução do astigmatismo para ceratocone.