Médica especialista em cirurgia vascular, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, especialista...
iQuem tem problemas de circulação provavelmente já ouviu falar nas meias elásticas. Associadas à contração da musculatura da panturrilha, elas ajudam no retorno venoso, fazendo com que o paciente tenha mais qualidade de vida e usufrua do alívio dos sintomas das varizes.
O uso de meias elásticas de compressão oferece um conforto ao paciente, diminuindo sintomas, como:
• Ardência e queimação;
• Inchaço;
• Sensação de cansaço e peso nas pernas.
Portanto, as meias são ótimas aliadas para quem precisa ficar muito tempo sentado, em pé ou não consegue manter uma vida tão ativa como necessário.
Como funcionam as meias de compressão?
Conforme o nome sugere, a função das meias de compressão é justamente comprimir a região das panturrilhas, otimizando o funcionamento da musculatura local e, consequentemente, melhorando o retorno venoso.
Existem diferentes tipos de meias que podem variar de acordo com a sua necessidade. Por isso, evite utilizar uma meia de compressão sem a indicação médica.
Orientações na escolha da meia de compressão
Escolher qual meia utilizar não é uma tarefa tão simples, afinal, temos que analisar vários pontos. A meia elástica é feita para ter uma compressão graduada, ou seja, ela tem sua compressão máxima no tornozelo vai apertando cada vez menos até chegar no joelho ou na coxa, dependendo da altura da meia. Isso é necessário para auxiliar no retorno do sangue do pé em direção ao coração.
Leia também: 7 tratamentos eficazes para tratar vasinhos e varizes
Níveis de compressão
Compressão leve: costuma ser usada em pacientes que não tem varizes ou casos iniciais com a presença de vasinhos (telangiectasias), a fim de possibilitar a melhora do fluxo sanguíneo na região e alívio dos sintomas. Também podemos chamar de meias de descanso. Geralmente, pessoas sem nenhuma contraindicação de uso de meia elástica e sem nenhum problema circulatório devem usar meia compressiva com esse objetivo. Essa meia, geralmente, conseguimos comprar sem prescrição médica.
Média compressão: este tipo de meia é usado por pessoas com varizes - vasos mais calibrosos -, permitindo uma melhora no fluxo sanguíneo e aliviando sintomas de dores e inchaço, além do cansaço.
Alta compressão: este grau já é indicado para as doenças venosas mais avançadas, alguns casos de úlceras venosas cicatrizadas, linfedema, trombose entre outros mais específicos.
Além disso, devemos escolher a meia tendo como base:
Altura da meia: panturrilha (3/4), meia coxa (7/8), meia calça
Tipo de tecido da meia: mais elástico ou menos elástico
Meias mais elásticas são ideais para uso diário, proporcionando conforto prolongado e sendo recomendadas para prevenir problemas vasculares mais simples. Por outro lado, as meias menos elásticas oferecem uma compressão mais eficaz e durabilidade superior, sendo preferíveis em tratamentos vasculares mais complexos, conforme indicado por angiologistas e vasculares.
As meias, mais uma vez, vão melhorar a qualidade de vida do paciente com algumas doenças vasculares, permitindo que ele conviva com a condição sem se incomodar tanto com os sintomas.
Importante destacar que um paciente não deve necessariamente usar o mesmo tipo de compressão sempre. As consultas de reavaliação das meias de compressão servem justamente para verificar a evolução da doença e se o tipo escolhido atende às necessidades do paciente.
Quando devo usar meias compressivas?
Muitas pessoas ficam em dúvida se devem usar as meias de compressão o tempo todo. O ideal é que se busque usar durante todo o período que estiver ativo, mas, claro, seguindo sempre as recomendações passadas pelo especialista.
Estando parado ou em movimento, as pernas precisam que o seu sangue circule, evitando desconfortos. Então, como incluir na sua rotina?
Não há necessidade de acordar desesperado para colocá-las, faça sua rotina matinal com tranquilidade. Afinal, a meia existe para trazer mais conforto à sua vida e não para torná-la estressante. Mas atenção: nem sempre é recomendado o uso das meias elásticas para dormir, lembre-se de consultar o seu especialista a respeito do que fazer no seu caso.
Leia mais: Conheça motivos pelos quais você não deve ignorar os vasinhos