Médico especializado em angiologia e cirurgia vascular graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iNesta segunda-feira, 22 de julho, o ator Otaviano Costa pegou muita gente de surpresa ao anunciar que foi submetido a uma cirurgia cardíaca devido a um problema no coração.
Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Otaviano contou que descobriu a doença há cerca de 30 dias, após consultar um cardiologista e fazer um exame comum. “Num simples eletrocardiograma, ele detectou o avanço de algo que estava colocando minha vida em risco”, contou.
Ele também disse que sentiu dores abdominais, que poderiam ser um sintoma do problema, e que a cirurgia foi a melhor solução. “Decidimos pela cirurgia como solução definitiva para esse risco, que não seria justo eu continuar correndo”, relatou Otaviano no vídeo.
Qual o problema no coração que Otaviano Costa teve?
O ator e apresentador Otaviano Costa teve um aneurisma da aorta ascendente torácica. Ele afirmou que o problema estava em um nível muito perigoso e detalhou a condição de saúde.
“No meu caso, foi causado por uma válvula chamada válvula bicúspide... É uma válvula tricúspide, mas eu nasci com uma válvula bicúspide, ou seja, o normal era ter três cúspides, e a minha tinha duas. Por isso, eu jogava muito sangue na minha aorta, que inchou nos últimos tempos e colocou minha vida em risco”, disse o ator.
Em um artigo escrito para o MinhaVida, o neurologista Bruno Lima Naves explicou melhor o que é um aneurisma: “É uma dilatação que ocorre nas artérias ou veias decorrente do enfraquecimento da parede dos vasos com o envelhecimento do organismo. Aneurismas são caracterizados pela dilatação localizada e permanente de um vaso, correspondendo a 50% do diâmetro (1,5 x) do calibre proximal normal do vaso”.
Otaviano ainda contou que qualquer esforço extra poderia causar problemas maiores ao aneurisma: “O perigo disso é que, a qualquer esforço que eu fizesse, aleatório, do dia a dia até, puxar uma mala pesada, fazer um supino, uma disputa de bola de futebol com o coração muito acelerado, seria fatal", disse o ator.
Leia mais: Emilia Clarke, de "Game of Thrones", compartilha fotos no hospital após aneurisma
Por que Otaviano Costa precisou fazer uma cirurgia de peito aberto?
Graças a um eletrocardiograma, exame que pode ser realizado em um check-up médico de rotina, Otaviano Costa conseguiu prevenir possíveis complicações do aneurisma na aorta, que já estava em um nível perigoso. Por esse motivo, a melhor solução para tratar esse problema foi a cirurgia de peito aberto para reparar o problema.
O neurologista Bruno Lima Naves explicou que o grande problema dos aneurismas é que eles podem evoluir silenciosamente, sem provocar queixas ou sintomas, aumentando de tamanho.
“Quando crescem, podem produzir compressão de estruturas adjacentes e, nesses casos, dependendo da estrutura comprimida, podemos ter inchaço dos membros inferiores e dor. Se ocorrer a ruptura do aneurisma, dependendo do tamanho do vaso, podemos ter formação de um grande hematoma, deficiência de circulação, hemorragia interna e, se demorar muito para o atendimento, morte”, alertou o especialista em seu artigo.
Passado o susto, Otaviano afirmou no vídeo que já está se recuperando e deve ter alta nas próximas horas para continuar o tratamento em casa.
“Celebrando hoje uma semana da cirurgia e também recebo a notícia da minha alta. Ainda estou com dreno, ainda tenho acesso, mas vamos para a recuperação. E agora, com muita paciência, comecei a fazer minha volta à vida. Não é fácil. É um recondicionamento físico com muita fisioterapia”, disse.
Leia também: Silvio Santos: ter H1N1 é perigoso para idosos? Tudo sobre os riscos da doença aos mais velhos