Diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional de São Paulo (SBEM-SP). Possui graduação e...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
O Wegovy, novo medicamento para a obesidade, já está disponível para a venda nas farmácias do Brasil. A injeção, que foi criada pela Novo Nordisk (indústria farmacêutica dinamarquesa), é composta por semaglutina, o mesmo princípio ativo que compõe o Ozempic.
“A semaglutina é uma molécula que ajuda na perda de peso por diminuir o apetite e reduzir o esvaziamento gástrico no estômago, fazendo com que a pessoa coma menos e que a glicose pós-refeição, que chamamos de pós-prandial, fique mais branda”, explicou o endocrinologista Márcio Krakauer.
A injeção “irmã” do Ozempic foi aprovada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) em janeiro de 2023, tendo, a partir disto, a previsão de venda para agosto deste ano. No entanto, o medicamento passou a ser disponibilizado pelas farmácias do Grupo DPSP (Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo) desde a última sexta-feira, 19 de julho.
Leia também: Injeção para emagrecer: Anvisa aprova novo medicamento para tratar obesidade
Para quem o Wegovy é indicado?
O Wegovy é um medicamento indicado para pessoas com obesidade e sobrepeso, mais precisamente, àquelas que apresentam um Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou acima de 30.
De acordo com estudos clínicos, em 17 meses, o Wegovy proporciona uma redução média de 17% do peso, sendo que, nesta pesquisa, aproximadamente um terço dos pacientes obtiveram redução de peso acima de 20%. O Ozempic, por sua vez, possibilita, em média, uma redução de 14,9% do peso dentro do mesmo período.
A diferença entre Wegovy e Ozempic
A principal diferença entre o Wegovy e o Ozempic está em suas finalidades. Apesar de serem medicamentos criados pela mesma indústria farmacêutica e de ambos terem efeitos no emagrecimento, eles oferecem propostas distintas.
O Ozempic ganhou popularidade entre pessoas que desejam perder peso, porém, na realidade, ele é um remédio desenvolvido para tratar apenas o diabetes tipo 2. Vendido no Brasil desde 2018, a injeção tem uma dosagem máxima de 1 mg por caneta.
Já o Wegovy, diferentemente do Ozempic, foi feito especificamente para o tratamento da obesidade e do sobrepeso. A nova injeção da Novo Nordisk tem uma dosagem máxima na caneta de 2,4 mg.
Leia também: Ozempic comprimido emagrece? Preço e efeitos podem ser diferentes
Quanto custa o Wegovy no Brasil?
O preço do Wegovy no Brasil pode variar de acordo com a concentração de semaglutida por dose. Assim sendo, até o atual momento, é possível encontrar injeções com valores de R$ 1.228,14 (0,25 mg a 1mg) até R$ 2.366,15 (2,4 mg).
Saiba mais: Dieta para emagrecer: veja 10 opções saudáveis com cardápio