Especialista em saúde da mulher, longevidade e emagrecimento
Popularmente conhecida como dieta keto, a dieta cetogênica é uma estratégia nutricional que se baseia na restrição da ingestão de carboidratos e otimiza a ingestão de fontes de gordura boa e adequada de proteínas magras.
Essa abordagem nutricional visa colocar o corpo em um estado metabólico chamado de cetose, no qual esse estímulo passa a utilizar e produzir, através do consumo de gordura, a sua principal fonte de energia, ao invés do modo principal e tradicional feito a partir dos carboidratos.
O processo da cetose faz com que o organismo não tenha quantidade suficiente e disponível dos níveis de glicose, o que acontece quando há períodos prolongados de jejum ou ainda causado por uma dieta pobre em carboidratos.
O acompanhamento profissional é essencial
É sempre importante acima de tudo assinalar que como toda dieta, sobretudo as que atuam com restrição de determinados nutrientes, que a cetogênica só deve ser realizada com avaliação, orientação e acompanhamento profissional especializado.
Sem isso, podem ocorrer diversos problemas que afetam desde a saúde física – inclusive com sinais de fraqueza e alterações metabólicas – e mental, provocando até gatilhos para o desenvolvimento de transtornos alimentares.
Benefícios da dieta cetogênica
Com a devida recomendação e orientação, a dieta cetogênica traz vários benefícios. Entre os principais resultados positivos, o método é uma boa opção para quem deseja reduzir o percentual de gordura corporal, um dos objetivos da maioria dos pacientes.
Isto porque a redução de carboidratos e o aumento do consumo de gorduras podem levar a uma diminuição significativa no apetite, o que gera um emagrecimento acelerado. Também muitos adeptos relatam o controle do apetite, uma vez que a cetose ajuda a suprimir a grelina, o hormônio da fome, o que facilita a saciedade e, de quebra, a adesão à dieta.
Outro ponto que destaco é a estabilização dos níveis de açúcar no sangue, dando bons resultados, em especial, para aqueles com diabetes tipo 2 ou resistência à insulina.
Além do mais, a melhora os níveis de HDL (colesterol bom) pode contribuir com a diminuição das taxas de LDL (colesterol ruim). Entretanto, há pessoas que apresentam um revés, com o aumento do LDL, o que pode acrescentar um risco cardiovascular. Ainda existem casos de pacientes que experimentam uma elevação na energia e na clareza mental, por causa do uso de cetonas como fonte de energia para o cérebro.
Efeitos adversos e contraindicações
Embora a dieta cetogênica possa ser favorável no controle de certas condições de saúde, ela exige um planejamento cuidadoso e uma avaliação constante dos seus efeitos no corpo.
Como qualquer dieta controlada, ela possui suas contraindicações, efeitos adversos e colaterais. Uma delas é a dificuldade de manutenção, que pode ser bastante desafiadora a longo prazo, por ter uma restrição severa de carboidratos e a obrigação de planejar refeições específicas. Além de ser um fator limitador da vida social na participação em eventos gastronômicos em família e com grupo de amigos.
Um aspecto preocupante, se não houver um planejamento adequado e um acompanhamento especializado, é a possibilidade de deficiências nutricionais, pois a restrição de certos alimentos pode levar a deficiências de vitaminas e minerais, como vitamina C, magnésio e potássio
A baixa ingestão de fibras pode ainda provocar constipação e outros problemas digestivos e, em determinados casos, costuma trazer impactos negativos no desempenho de exercícios de alta intensidade, devido à menor disponibilidade de glicogênio muscular.
Por isso, o primeiro passo é consultar um profissional de saúde antes de iniciá-la, para garantir que seja segura e apropriada às necessidades individuais de cada indivíduo.
Saiba mais: Essas são as piores dietas que você pode tentar fazer, segundo uma médica