Coordenadora de conteúdo científico da Puravida Nutricionista e mestra em ciências pela Universidade Federal de São Paul...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iSe você é fã de um bom cafezinho, vai gostar ainda mais de saber que ele pode se tornar um aliado na sua jornada de emagrecimento. O café puro já é uma excelente opção para quem quer perder peso, mas se você adicionar alguns ingredientes simples à sua preparação, essa bebida pode ganhar um poder extra na dieta.
Quer saber quais são esses segredinhos? O MinhaVida entrevistou a nutricionista Priscila Gontijo, que indicou 3 dicas que vão turbinar seu café e dar um empurrãozinho na balança.
3 ingredientes para colocar no café que ajudam a secar a barriga
Além de dar um toque especial à bebida, certos ingredientes podem turbinar o seu café e ainda contribuir para o emagrecimento. Para este caso, a nutricionista recomenda o picolinato de cromo, a carnitina e o ácido clorogênico, pois, segundo ela, são "indispensáveis para quem quer perder peso". Entenda por que:
Leia mais: Café solúvel NÃO é a mesma coisa que o coado e pode fazer muito mal: entenda
1. Picolinato de cromo: o amigo do metabolismo
O picolinato de cromo é uma daquelas substâncias que age nos bastidores do seu corpo, mas faz toda a diferença. De acordo com Priscila, ele melhora a forma como seu organismo lida com a glicose, ajudando a transformar o açúcar dos alimentos em energia de maneira mais eficiente.
“Além disso, ele dá uma força na sensibilidade à insulina, o que é super importante para evitar o acúmulo de gordura”, ressaltou. Quer uma ajudinha extra para acelerar o metabolismo e manter a composição corporal em dia? Adicione um pouco de picolinato ao café!
2. Carnitina: a queima de gordura poderosa
A carnitina é como aquele amigo motivado que te incentiva a ir mais longe nos treinos. Ela é uma substância que o nosso corpo já produz naturalmente, mas que pode ser potencializada com suplementação.
“A carnitina ajuda as mitocôndrias - aquelas pequenas usinas de energia dentro das células - a queimar gordura de maneira mais eficiente. Além disso, ela contribui para controlar os níveis de açúcar no sangue e melhora a performance durante os exercícios”, explicou a nutricionista.
Ou seja, um café com carnitina não só te desperta, mas também prepara seu corpo para queimar gordura ao longo do dia.
3. Ácido clorogênico: o antioxidante que seca a barriga
O ácido clorogênico é outro ingrediente que merece entrar na sua xícara. “Conhecido por suas propriedades antioxidantes, ele combate os radicais livres, aquelas moléculas indesejadas que podem danificar nossas células”, disse Priscila.
Além disso, o ácido clorogênico ajuda a manter o açúcar no sangue sob controle, sendo um ótimo aliado para quem tem diabetes ou quer prevenir a condição. E como se não bastasse, ele também combate a inflamação, um dos principais obstáculos no processo de emagrecimento.
O café puro também ajuda no processo de emagrecimento
Quando o assunto é emagrecimento, o café puro também pode ser um aliado interessante para quem deseja perder alguns quilinhos. Além de ser a bebida matinal de muita gente, ele também contribui com efeitos positivos no processo de emagrecimento, desde que seja combinado com outras ações, como uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos.
Segundo a nutricionista, o segredo do café está em sua rica composição de bioativos, principalmente a cafeína e os antioxidantes. “A cafeína é um estimulante natural. Ela não só nos mantém acordados, como também acelera o metabolismo, ajuda a movimentar o intestino e ainda possui um leve efeito diurético. É como um pequeno empurrãozinho para o corpo funcionar de maneira mais eficiente”, explicou.
Mas não para por aí! A cafeína pode ser uma grande aliada na queima de gordura. “Ela estimula o sistema nervoso central, fazendo com que o corpo utilize as gorduras armazenadas como fonte de energia. Isso é especialmente útil durante a prática de exercícios, pois, além de aumentar a resistência, ajuda a queimar mais calorias”, detalhou a nutricionista.
No entanto, como tudo na vida, o consumo de café deve ser feito com moderação. Em excesso, a cafeína pode atrapalhar o sono, aumentar a ansiedade e o estresse, especialmente em pessoas mais sensíveis. Por isso, se você anda estressado ou está enfrentando noites mal dormidas, é bom dar uma maneirada na quantidade de cafezinhos.
Leia também: Café ou energético: qual das bebidas dá mais energia de forma saudável?