Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
O bem-estar, que leva à felicidade dos indivíduos, é um objetivo fundamental para a sociedade como um todo. Porém, não existe uma fórmula mágica para a felicidade. Na verdade, investigadores da felicidade da Universidade da Colúmbia Britânica afirmaram que, para as estratégias de felicidade mais populares, há, na melhor das hipóteses, pouca evidência científica sólida e, em alguns casos, nenhuma. O que podemos dizer é que seguindo uma série de orientações e conselhos podemos aumentar nosso bem-estar.
Um dos hábitos que nos ajudam no caminho do bem-estar começa em casa, mas a sua eficácia vai além. Falamos da relação entre ordem na casa e felicidade porque, sim, existe uma ligação entre as duas.
Leia também: Esses são os 4 hábitos que as pessoas mais felizes praticam, segundo psicóloga
Arrumar a casa: um hábito simples que nos ajuda a ser mais felizes
Segundo um relatório da IKEA, 21% das pessoas sentem-se frustradas por ter objetos em casa sem um local específico, embora o grau de influência da ordem seja diferente para cada pessoa, segundo Patricia Maguet, psicóloga de casais associada do Conselho Geral de Psicologia.
Porém, se você colocar a sua casa em ordem, você também colocará a sua mente em ordem, segundo o estudo Hogares con Psicología, realizado pelo Conselho Geral de Psicologia, pela Psychofoundation e pela IKEA.
O estudo afirma que uma maior limpeza em casa está ligada ao aumento do bem-estar e da felicidade, que basta arrumar a cozinha, colocar as coisas em ordem e arrumar as camas todos os dias.
Por outras palavras, o nosso ambiente pode funcionar como um recipiente para os nossos estados emocionais e psicológicos, e este estudo descobriu que a desordem estava ligada à procrastinação, à sensação de sobrecarga e à menor qualidade de vida.
Sentir que está no controle do que está ao seu redor também pode aumentar a autoestima e promover o bem-estar geral, pois uma casa arrumada pode criar um ambiente mais relaxante e agradável.
Leia também: 3 coisas na sua casa que podem afetar sua saúde (e como melhorá-las)
Também afeta nossa produtividade
Foi demonstrado que as pessoas que vivem num ambiente caótico e desarrumado têm níveis mais elevados de cortisol, ou seja, manter a casa em ordem pode reduzir o estresse.
A produtividade também está diretamente ligada a um ambiente bem-ordenado. Se nossa mesa estiver arrumada, a concentração melhorará, segundo um estudo do Princeton Neuroscience Institute, que afirma que ter muitos objetos em nosso campo de visão distrai a capacidade de processamento do cérebro. A organização permite que o cérebro se concentre nos itens e tarefas um por um, o que aumenta nossa produtividade.
Além do estresse, um espaço desordenado pode causar ansiedade, dificuldade de concentração e tensão nos relacionamentos, de acordo com Peggy Loo, psicóloga licenciada e diretora do Manhattan Therapy Collective.
Arrumar a casa não precisa ser um drama se você seguir a regra dos dois minutos ou usar o método “Power Hour” para limpar a casa rapidamente em uma hora. Leva apenas alguns minutos por dia para deixar sua casa visualmente mais arrumada, menos estressante e mais feliz.
Leia também: Conheça 9 hábitos que ajudam a prevenir o estresse