Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Levante a mão se você conhece alguém com quem é difícil conviver. Uma pessoa desgastante, daquelas com quem é difícil interagir e são como vampiros emocionais, que sugam sua energia.
Todos nós temos dias ruins em que estamos realmente insuportáveis, mas há pessoas cujo dia a dia é assim. Não porque elas querem. Às vezes elas nem percebem, mas seu comportamento nos afeta.
De acordo com Lachlan Brown, fundador do HackSpirit e especialista em relacionamentos e desenvolvimento pessoal, existem seis comportamentos que as pessoas com quem é difícil conviver costumam apresentar e o efeito que isso tem em seus relacionamentos. Conhecê-los é o primeiro passo para tentar evitá-los.
1 - Você sempre banca a vítima
Pessoas que sempre se fazem de vítimas geralmente não são fáceis de lidar. Nunca assumem a responsabilidade pelos seus atos e é sempre outra pessoa (ou o mundo em geral) a culpada pelo que lhes acontece, e esta “vitimização perpétua” pode ser exaustiva para aqueles que os rodeiam, pois muitas vezes dá origem a falta de responsabilidade e crescimento pessoal.
2 - Você é excessivamente competitivo
Pessoas que transformam cada situação em uma competição são inegavelmente difíceis de lidar. E essa competitividade pode ocorrer numa conversa em que você fala que está com uma doença e elas te falam que a delas é mais grave. A necessidade constante de vencer pode fazer com que os outros se sintam inferiores ou criar tensão porque a outra pessoa não se sente ouvida.
Leia também: Para começar um novo relacionamento depois dos 40, você deve seguir as 5 dicas desta terapeuta
3 - Você não tem empatia
Empatia é muito mais do que se colocar no lugar do outro. É compreender os sentimentos dos outros e respeitá-los. Todos os sentimentos e emoções são válidos, mesmo que não os compreendamos. As pessoas que carecem de empatia muitas vezes não percebem que sua incapacidade de se conectar com outras pessoas em um nível emocional pode dificultar sua convivência.
4 - Você é sempre negativo
É verdade que o nosso cérebro tem uma maior sensibilidade a acontecimentos e experiências negativas, uma vez que a informação negativa produz uma estimulação mais intensa. O viés da negatividade pode afetar nossa saúde mental.
Todos nós temos dias ruins e o direito de ficarmos tristes, mas há pessoas que parecem viver em uma negatividade eterna que as assombra. O copo deles está sempre meio vazio e tudo o que acontece com eles tem um lado ruim. Esse pessimismo constante pode ser cansativo e criar um ambiente tenso.
5 - Você interrompe continuamente
Quando somos interrompidos isso nos incomoda porque implica que as nossas ideias são inválidas. Imagine se essas interrupções fossem constantes. É como se dissessem: “O que tenho a dizer é mais importante do que o que você diz”, o que faz com que a conversa pareça unilateral e difícil de lidar. Uma conversa não é falar. É falar e ouvir porque todos têm o direito de participar.
6 - Você é muito crítico
Quando estamos conversando com alguém que sempre tem opinião sobre tudo e é capaz de encontrar defeitos até nas menores coisas e fazer essas críticas em voz alta, pode ser cansativo.
Não é que não devamos ser críticos, é que tudo em excesso faz mal. Devemos lembrar que cada um tem seu jeito de fazer as coisas e diferente não significa necessariamente errado.
Leia também: Para fortalecer a autoestima após os 50, é necessário incluir essas 5 práticas na rotina