Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP. Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora conv...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iSe tem uma coisa que não falta no prato dos brasileiros, é o carboidrato. Seja um arroz soltinho ou um macarrão bem temperado, essas duas opções estão sempre presentes nas refeições – e, junto com elas, surge a clássica dúvida: afinal, qual engorda mais?
Mas a resposta não é tão simples quanto parece! O impacto de cada alimento no nosso corpo depende de vários fatores, desde a quantidade consumida até a forma de preparo. Se você já se pegou com essa dúvida, nós esclarecemos o assunto!
Macarrão vs. Arroz
Tanto o macarrão quanto o arroz são, acima de tudo, fontes de carboidratos complexos. Se estivermos falando das versões refinadas ou brancas, ambos possuem uma densidade calórica muito semelhante.
Comparando os nutrientes, o arroz contém um pouco mais de carboidratos e tem menos proteína do que o macarrão, que é produzido a partir da mistura de farinha e água, resultando na formação do glúten (no caso do macarrão de trigo).
Os dois possuem micronutrientes parecidos e, dependendo do modo de preparo e da combinação com outros ingredientes, podem ter efeitos distintos no organismo.
O que engorda mais?
Se considerarmos apenas o macarrão branco e o arroz branco, consumidos isoladamente, sem outros acompanhamentos, eu diria que o arroz tende a engordar mais. Isso acontece porque ele tem um índice glicêmico mais alto, o que leva a um aumento mais rápido da glicose no sangue e a uma maior liberação de insulina – hormônio que estimula o armazenamento de gordura no corpo.
Por outro lado, o macarrão é um pouco mais difícil de digerir do que o arroz, pois contém menos amido e mais proteína do que os grãos refinados, o que pode proporcionar maior saciedade.
No entanto, ao optar por versões integrais e combiná-las com fontes de fibras ou proteínas, ambos se tornam boas opções para obter carboidratos de qualidade e garantir energia saudável para o corpo.
Se você está no processo de emagrecimento, a nutricionista Priscila Gontijo Corrêa explica em um artigo anterior ao MinhaVida, que o macarrão pode ser uma opção saudável, especialmente quando você escolhe versões mais nutritivas, como o macarrão integral ou com ovos.
“Essas opções oferecem mais fibras, vitaminas, minerais e proteínas em comparação com o macarrão tradicional. As fibras, por exemplo, ajudam a aumentar a sensação de saciedade, o que pode ser ótimo para evitar exageros nas refeições. Além disso, elas contribuem para o bom funcionamento do intestino e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que é um ponto positivo para quem busca emagrecer de forma saudável.”
O ideal é priorizar as versões integrais ou menos processadas, que fornecem mais proteínas, vitaminas e minerais, sendo alternativas mais saudáveis para uma alimentação equilibrada – mesmo para quem deseja emagrecer ou manter o peso.
Leia também: Comer mingau de aveia com esse ingrediente vai fazer milagre na sua dieta