Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
O coentro é uma das ervas aromáticas mais utilizadas no Brasil. Sem dúvida, pode-se dizer que é uma erva essencial na culinária brasileira. O ruim é que ele não se mantém fresco por muito tempo, mas para não desperdiçar, vamos te dar o melhor truque que quase ninguém conhece para conservar o coentro fresco por até um mês.
Leia também: Esses são os 5 temperos e ervas que você pode cultivar no seu quintal
Escalde e congele o coentro em um saco plástico com fecho
O método preferido para conservar o coentro é congelá-lo. Mas não basta colocá-lo em um saco hermético e colocá-lo no congelador, porque se fizermos isso, quando o descongelarmos, ele estará muito mole, já que as enzimas que decompõem as plantas conseguem sobreviver a temperaturas congelantes.
Por isso é necessário utilizar a técnica correta, para manter seu sabor e coloração verde. Consiste em escaldar o coentro para matar as enzimas de decomposição. Para escaldar o coentro, aqueça a água até ferver e tenha um recipiente com água gelada à mão.
Assim que a água começar a ferver, mergulhe o maço de coentro na água por alguns segundos e imediatamente transfira-o para água gelada para remover o calor e evitar que cozinhe mais.
Em seguida, usando um pano de prato ou toalhas absorventes, seque completamente o maço de coentro, separe as folhas dos talos e coloque-os em sacos reutilizáveis. O melhor é espalhá-los por toda a superfície do saco e congelá-los horizontalmente. Assim, fica fácil retirar apenas as porções necessárias.
Guarde o coentro embrulhado
É muito importante manter o coentro fresco, o que você pode fazer por uma semana ou até 10 dias, envolvendo-o em um pano de prato ou papel alumínio. Para fazer isso corretamente, lave o coentro e seque-o com papel absorvente. Depois, coloque a erva sobre o papel alumínio ou pano.
Enrole o coentro até que ele fique bem coberto e não caia na geladeira, mas tome cuidado para não amassá-lo. Por fim, guarde na geladeira e ele durará pelo menos 12 dias.
Leia também: 10 dicas para diminuir a conta do supermercado (e ainda continuar comendo saudável!)