Redatora especializada em saúde, bem-estar, alimentação e família.
Ela é figurinha carimbada no cardápio de quem é vegetariano, mas todo mundo pode tirar proveito dessa excelente fonte de proteína vegetal, a quinoa. Ela também é rica em fibras, cálcio e ferro, sendo uma ótima pedida para enriquecer a dieta. Algumas pessoas podem ainda ter dúvidas de como incluir esse grão no prato, temendo perder nutrientes ou exceder as calorias. De acordo com o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia, não há uma recomendação certa para o consumo diário de quinoa, mas que duas colheres de sopa são o suficiente para trazer benefícios sem exceder nas calorias. Por isso, confira como consumir esse alimento sem prejuízos:
Saladas
A quinoa pode ser usada para temperar a salada de duas maneiras: como a semente propriamente dita ou então na forma de farinha. "Em ambos os casos a quinoa tem todos os seus nutrientes conservados e o consumo diário não deve ser feito em quantidades elevadas, pois é um grão calórico (330 calorias em 100g)", diz o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia.
Com frutas ou leite
De acordo com o nutricionista Israel Adolfo, de São Paulo, os grãos inteiros da quinoa podem ser consumidos como um cereal matinal, acompanhando leite ou frutas, por exemplo. "Essa é uma maneira de acrescentar mais proteínas, fibras e ferro ao seu café da manhã, nutrientes tão essenciais para o bom funcionamento do organismo", diz.
Enriquecendo sopas
O nutricionista Israel afirma que você pode usar tanto os flocos de quinoa como os seus grãos para dar um sabor especial às sopas. "Faça a receita normalmente e, quando o prato estiver pronto, acrescente a quinoa por cima", descreve o nutrólogo. Você também pode bater a quinoa junto dos ingredientes da sopa, formando um creme uniforme.
Substitui a farinha de trigo
Feita por meio da trituração da semente, a farinha de quinoa contem todos os nutrientes que o grão inteiro oferece. "Ela pode ser usada no preparo de diversas receitas, como massa de bolos, tortas, pães e biscoitos", diz o nutrólogo Roberto. "Ao trocar a farinha de trigo pela de quinoa, você está acrescentando ao prato diversos nutrientes que não aparecem (ou aparecem muito pouco) na farinha de trigo, como proteínas, cálcio, ferro e ômega 3."
Acompanhando o iogurte
"Ao colocar quinoa no iogurte, você também está acrescentando fibras ao prato e enriquecendo ainda mais a bebida com cálcio e proteínas", afirma a nutricionista Bruna Pinheiro, do programa de emagrecimento online Dieta e Saúde. Uma sugestão é comer a porção no lanche entre as refeições, pois um pote de iogurte desnatado (160ml) mais uma colher de sopa de quinoa contém 141 calorias.
Enriquecendo sucos e vitaminas
A quinoa acrescenta boas doses de cálcio, proteínas, ferro e zinco aos sucos e vitaminas, fora todos os nutrientes que as frutas já oferecem. "Além disso, a quinoa dá uma dose extra de fibras para as frutas, que batidas perdem muito desse nutriente, ajudando na saciedade e dando uma força na dieta", diz a nutricionista Bruna.
Após a atividade física
"Consumir uma salada de frutas acompanhada da quinoa pode ser uma ótima opção de lanche após os exercícios, uma vez que as frutas são fontes de carboidratos e a quinoa possui todos os aminoácidos essenciais para o nosso corpo formar proteínas", explica o nutrólogo Roberto. Para quem pratica atividade física, é indispensável o consumo dessa combinação após o treino, já que os carboidratos vão repor a energia perdida e as proteínas vão ajudar na recuperação dos músculos.