Médica especialista em dermatologia pela UERJ há 30 anos, trabalha em sua própria clínica (Clínica Dra Denise Chambarel...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Rachaduras nos pés são problemas comuns que podem ser sinais de outras condições. De acordo com a dermatologista Valéria Campos, "elas podem indicar desequilíbrios no organismo, problemas ortopédicos, como erro na pisada ou uma perna mais longa que a outra, e até obesidade."
É natural querer tratar esse problema em casa, mas qual tratamento é mais adequado para esse caso? A seguir, veja os tratamentos caseiros para pés rachados recomendados por nossas especialistas:
1. Vaselina
A vaselina é um tratamento caseiro interessante para pés rachados, apesar de não ser, por si só, um hidratante, a dermatologista garante: "Ela forma uma barreira lipídica e diminui a perda de água, por isso indiretamente se torna um hidratante por proteger a pele contra as agressões externas", ensina Valéria Campos.
2. Glicerina
A glicerina é um óleo vegetal, e por isso extremamente gordurosa e perfeita para resolver esse tipo de problema de pele. "Vale dormir com o produto nos pés, ou pelo menos deixá-lo agindo por 30 minutos, coberto com plástico filme", ressalta a especialista.
3. Outros óleos vegetais
Além da glicerina, outros óleos vegetais que usamos no dia a dia são bons tratamentos caseiros para pés rachados. Principalmente o azeite de oliva e o óleo de coco.
Valéria ensina uma receita ótima com esses dois produtos: misture-os e passe a solução nos pés, deixando-os descansar por meia hora com os produtos e enrolados em plástico filme.
Saiba mais: Esfoliante caseiro: como fazer e quais as melhores opções
4. Manteiga de cacau
A manteiga de cacau também é um hidratante eficaz para os pés, o que pode ajudar em casos de rachaduras. "Mas se os pés estão sempre rachados, é necessário consultar um dermatologista para um tratamento mais eficaz", alerta a dermatologista Denise Chambarelli, do Rio de Janeiro.
5. Escalda pés com água morna
Muitas pessoas indicam mergulhar os pés em água morna como tratamento caseiro para rachaduras nos pés. Realmente, a medida é bem eficaz, mas não atua sozinha.
"A água morna ajuda a pele a aumentar a penetração de um produto que deve ser aplicado em seguida, ou seja: sozinha ela vai ter um efeito temporário, só melhora o aspecto esbranquiçado", ressalta Valéria Campos.
Mesmo se a água estiver acompanhada de limão ou mel, o efeito será o mesmo. Por isso o melhor, neste caso, é sempre aplicar um hidratante de sua escolha ao terminar o escalda pés.
Leia mais: Mergulhe os pés para aliviar o estresse
6. Esfoliação
Assim como o escalda pés, a esfoliação só ameniza as rachaduras nos pés, mas não as trata efetivamente. "Ela também deve ser seguida da aplicação de um creme. Uma dica são os cremes com ureia, que tem ação de afinar a pele", indica Valéria.
Pés rachados que sangram: o que fazer?
Normalmente os dermatologistas pedem para examinar os pés rachados que sangram, para entender melhor o problema, antes de orientar um tratamento, mesmo que caseiro. "O mais comum é prescrevermos cremes queratoliticos, que são aqueles à base de ureia 20%", explica a dermatologista Denise.
O que causa pés rachados?
A maior causa de rachaduras nos pés é a fricção entre os pés com as meias e sapatos, o que torna a pele dos pés, principalmente os calcanhares, mais espessa, como um calo, conforme explica a dermatologista Valéria. Quando o quadro se agravar muito, são formadas algumas fissuras na região, causando também sangramentos.
"A situação é agravada pelo peso corporal e pela forma de andar", completa a especialista. Por isso, pessoas com sobrepeso ou problemas ortopédicos sofrem mais com as rachaduras nos pés.
Além disso, usar chinelos e sandálias rasteiras só piora o problema. Se possível, use calçados mais confortáveis e acolchoados para evitar o agravamento das rachaduras.
Leia também: Dor nos pés: o que pode ser e o que fazer para aliviar