Formada pela Faculdade de Medicina da UNESP Botucatu em 1991, finalizou sua Residência em Dermatologia também na mesma i...
iRedatora de conteúdos sobre saúde, alimentação e bem-estar.
Quem nunca fez uma misturinha para uma hidratação caseira dos cabelos, certamente já ficou curioso para tentar.
Quem tem cabelos cacheados pode encontrar ainda mais benefícios, já que a característica dos fios faz com que a oleosidade não se espalhe de forma uniforme, tornando suas pontas secas.
Saiba mais: Reconstrução capilar: o que é, como fazer em casa e indicações
E por mais que essas hidratações caseiras careçam dados de estudos científicos sobre o uso direto destes alimentos, sabemos que eles possuem nutrientes que há muito tempo servem como princípio ativo para produtos hidratantes.
Veja a seguir quais ingredientes realmente funcionam e como eles agem:
Saiba mais: Saiba tudo sobre a hidratação dos cabelos
1. Babosa
De acordo com a dermatologista Valéria Campos, a babosa (cujo nome científico é Aloe vera) é uma excelente hidratante, o que pode beneficiar os cabelos. É interessante usá-la nos fios com outros ingredientes desta lista.
2. Vinagre de maçã
O vinagre de maçã é comumente adicionado a produtos como condicionadores e máscaras capilares por potencializar a nutrição destes produtos. Por isso ele é um grande aliado da hidratação caseira dos cabelos.
"Ele contém substâncias excelentes, como pectina, aminoácidos, vitaminas, betacaroteno", considera o dermatologista Cristiano Kakihara.
Outra vantagem, de acordo com o especialista, é que o vinagre de maçã tem o pH mais ácido, o que é totalmente compatível com os cabelos e ainda ajuda a reduzir o frizz.
Saiba mais: Soro fisiológico no cabelo e no rosto: veja como usar
3. Óleo de coco
Quando pensamos em óleos para hidratar cabelos, o óleo de coco é o campeão da hidratação caseira. "Ele nutre profundamente os fios, mais do que muitos outros óleos) e apresenta gorduras, proteínas, vitaminas E e K, ferro e o aclamado ácido láurico", enumera o especialista.
Saiba mais: Transição capilar: como fazer e quanto tempo dura
4. Azeite de oliva
O azeite de oliva, principalmente o extra-virgem, pode ser usado para hidratação caseira dos cabelos antes de lavá-los. "A versão extra-virgem é mais indicada, por ser rico em vitamina E e ácidos graxos mono-insaturados", indica Kakihara. Deixe nos fios por entre 40 minutos e uma hora.
5. Leite de coco
O leite de coco não possui muito do ácido láurico, como o óleo de coco. Mas suas proteínas e gorduras já são suficientes para que ele seja interessante na hora de hidratar os cabelos em casa, de acordo com Cristiano Kakihara.
6. Abacate
O abacate é um dos queridinhos das cacheadas que gostam de fazer hidratação caseira dos cabelos. "Por possuir gorduras, ele retém a umidade na superfície dos fios, o que reduz a perda de água para o ambiente", considera o dermatologista.
Para completar, as mesmas gorduras e as vitaminas do abacate fortalecem a fibra capilar, deixando o fio mais resistente.
7. Manteiga de karité
A manteiga de karité não é uma descoberta de quem faz só hidratação caseira nos cabelos. Há muito tempo ela é usada pela indústria cosmética na elaboração de cosméticos para o corpo todo. "Por trazer ácidos-graxos como o ômega-9 e o ômega-6, e as vitaminas A e E, ela é uma excelente hidratante", pondera Kakihara.
Além disso, a manteiga de karité tem outro nutriente especial: o ácido cinâmico, que colabora para a proteção da pele contra os raios UV.
8. Mel
De acordo com Kakihara o mel é um excelente hidratante natural, e por isso não deve faltar em hidratações caseiras. ?Ele também traz vitaminas A,C, D e E e pode ser incorporado a condicionadores e máscaras capilares?, completa o especialista.
9. Maionese
A maionese também é um ingrediente importante para máscaras de hidratação caseira dos cabelos. "Ela contém gorduras benéficas para os cabelos, vitamina E e proteínas do ovo, proporcionando hidratação e maior resistência capilar contra traumas", considera o dermatologista.
No entanto, prefira fazer esta hidratação antes do condicionador, já que a maionese pode deixar um odor forte nos fios.
10. Leite
Tanto a versão desnatada quando a integral do leite são ricas em gorduras que ajudam a reter a água dentro do fio, evitando o ressecamento. "O cálcio, a vitamina A e as vitaminas do complexo B também ajudam a deixar os fios mais fortes", completa Kakihara.
11. Iogurte
O iogurte trará uma série de nutrientes à sua hidratação caseira dos cabelos. "O alimento contém aminoácidos, cálcio e ácido lático e também favorece o metabolismo e a higiene da pele do couro cabeludo", enumera Kakihara.
12. Banana
A banana é outra fruta usada e abusada para hidratações caseiras dos cabelos. "Ela apresenta em sua composição água, gorduras, proteínas, vitaminas, ferro e cálcio, substâncias que retém a água no interior do cabelo, além de indispensáveis para o funcionamento celular", ressalta o especialista.
Receitas de hidratação caseira
Sabendo quais são os produtos que funcionam, além de usá-los sozinhos, você pode fazer as seguintes combinações:
Saiba mais: Cronograma capilar: o que é e como fazer em casa
- Hidratação com vinagre de maçã, mel e iogurte
- hidratação com abacate e maionese
- Hidratação de banana amassada com óleo de amêndoas
- Hidratação de abacate com azeite.
Produtos que não funcionam como hidratação caseira de cabelos
Condicionador com anticoncepcional
Por incrível que pareça, há quem indique a colocação de um anticoncepcional dentro do condicionador para hidratar os cabelos em casa e deixá-los mais fortes e saudável. Mas não passa de um mito: "O hormônio da pílula só atua no organismo, pois ao ingerir o anticoncepcional, há a atuação na corrente sanguínea. Porém, não tem efeito tópico", explica a dermatologista Denise Chambarelli.
Cerveja
Muitas pessoas indicam essa bebida como hidratante caseiro para os fios, mas não há em seus ingredientes nenhum que seja benéfico aos fios diretamente, ressalta Cristiano Kakihara.