Dermatologista, especialista em Medicina Estética e com experiência em doenças do cabelo e unhas, tratamentos estéticos...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
As rotinas de skincare já popularizaram a esfoliação no dia a dia de muitas brasileiras. Porém, o cuidado com a pele do corpo costuma ser deixada de lado. No entanto, a esfoliação corporal é tão importante quanto a do rosto, garantindo uma pele macia, hidratada e mais limpa.
O que é esfoliação?
A esfoliação nada mais é do que a mistura de um componente cremoso com partículas granuladas que auxiliam na remoção de células mortas da pele, trazendo a renovação do tecido.
Benefícios da esfoliação corporal
Através da limpeza realizada pela esfoliação, a pele fica mais limpa, macia e consegue se renovar com maior facilidade. Além disso, a remoção de pele morta pode causar uma ação clareadora, auxiliando em tratamentos para remoção de manchas.
"A esfoliação é um procedimento que pode ajudar a garantir o viço e a boa textura da pele. No caso da esfoliação com mel, por exemplo, além dos benefícios do mel para a pele, vai acontecer a remoção das células mortas", conta a médica dermatologista Simone Neri.
Como fazer esfoliação sem prejudicar a pele do corpo
Apesar de ser uma técnica considerada simples, ainda é preciso ter certas precauções quando se realiza uma esfoliação. Peles sensíveis ou com doenças dermatológicas podem ficar irritadas com maior facilidade, causando vermelhidão, descamação e até possíveis machucados.
No caso da esfoliação caseira, é preciso conferir se você não possui alergia aos ingredientes que serão utilizados. Ainda de acordo com a dermatologista, o ideal é que a esfoliação seja realizada nas áreas mais ásperas, como os pés, cotovelos e joelhos.
"O ideal é que a esfoliação seja feita, no máximo, uma vez por semana, e não é necessário realizar movimentos brutos, pois isso machuca a região e não garante o resultado desejado, de preferência com água morna ou fria", complementa Simone Neri.
Saiba mais: Limpeza de pele: como fazer e passo a passo
Tipos de esfoliação corporal
De receitinhas caseiras a produtos conhecidos, as opções para a esfoliação são diversas. Confira dicas de esfoliantes:
Esfoliante caseiro para o corpo
Esfoliação com mel:
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 colher(sopa) de açúcar
- 1 colher(sopa) de óleo de amêndoas
Esfoliação com café:
- 1 colher (sopa) de café em pó
- 4 colheres (sopa) de óleo de amêndoas
- 2 colheres (sopa) de água
Esfoliação de azeite:
- 5 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres(sopa) de açúcar
Produtos para esfoliar a pele
1- Esfoliante corporal para banho
O creme esfoliante da Nivea possui vitamina E, que ajuda na hidratação da pele.
2- Sal esfoliante
A embalagem de 400g da Bio Extratus traz a combinação de sal, lavanda e oliva.
3- Esfoliante da Hinode
O creme esfoliante da Hinode possui toque suave, ajudando na purificação da pele.
Como fazer esfoliação corporal
O passo a passo é simples: Pegue a quantidade de produto que achar necessário para o local em que irá realizar a esfoliação. Com a pele úmida, aplique a loção no corpo e faça movimentos circulares. Enxágue e hidrate com o creme de sua preferência.
Cuidados pós esfoliação
É importante hidratar bem a pele depois de esfoliada, já que pode haver sensibilidade do tecido. A aplicação de protetor solar é indicada todos os dias para que a pele se mantenha bonita, hidratada e protegida.
Saiba mais sobre cuidados de pele
Aprenda como fazer esfoliante caseiro
Veja como transformar seu banho em um spa
Conheça o peeling ideal para o seu problema de pele