Dermatologista, especialista em Medicina Estética e com experiência em doenças do cabelo e unhas, tratamentos estéticos...
iRedatora especializada na produção de conteúdo para família, beleza e alimentação.
O que é óleo de rosa mosqueta?
O óleo de rosa mosqueta é uma solução extraída de uma planta ornamental que oferece diversos benefícios terapêuticos para a pele.
A rosa mosqueta ou rosa rubiginosa, como é chamada cientificamente, é de origem oriental e nasce em clima frio e chuvoso. A extração do óleo é feita com auxílio de uma prensa e sua composição é rica em ácidos graxos insaturados como: ácido oléico, linoleico e linolênico. Possui também vitamina A e C.
Saiba mais: Água de arroz: benefícios para pele e cabelo
"Pode ser apresentado em graus variáveis de pureza e misturado a outros ativos", ressalta a dermatologista Sylvia Ypiranga, Assessora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Outros nomes: Rosa canina L e Óleo de Rosa Canina.
Saiba mais: Óleo de melaleuca: para que serve, benefícios e como usar
Para que serve o óleo de rosa mosqueta
Por ser um óleo rico em ácidos e vitaminas essenciais para a pele, sua ação anti-inflamatória, antioxidante e hidratante são elementos que beneficiam a barreira lipídica do corpo e rosto, principalmente quando se trata de peles ressecadas, promovendo uma ação regeneradora e cicatrizante.
Confira os principais benefícios desse poderoso óleo:
Benefícios do óleo de rosa mosqueta
- Prevenção ou atenuação de estrias
- Auxílio na recuperação de queimaduras e na cicatrização
- Eliminação ou atenuação de manchas na pele
- Prevenção do envelhecimento precoce
-
Hidratação da pele.
Prevenção ou atenuação de estrias: as estrias são causadas quando as fibras elásticas e colágenas da pele são destruídas, isso geralmente acontece quando a pele é esticada em casos como a gravidez ou ganho de peso, por exemplo. Dessa forma, o óleo de rosa mosqueta pode ser usado como complemento no tratamento de estrias, auxiliando tecnologias como laser e microagulhamento.
De acordo com a dermatologista Simone Neri, o óleo de rosa mosqueta não elimina por completo estrias brancas - que são aquelas mais antigas -, mas ele é capaz de atenuar bastante o seu aspecto.
Já em estrias mais recentes - aquelas em fase avermelhada que ainda estão em processo inflamatório -, o óleo pode eliminá-las e prevenir o aparecimento de novas. Pode ser usado, inclusive, em barrigas de grávidas para evitar o surgimento de estrias nesta região.
Saiba mais: Estrias na gravidez: como evitar e tratá-las após o parto
Auxílio na recuperação de queimaduras e na cicatrização: estimula a renovação celular, diminuindo a inflamação, a fim de recuperar a pele queimada.
Eliminação ou atenuação de manchas na pele: devido a sua ação antioxidante, o óleo de rosa mosqueta pode ser associados a tratamentos específicos em casos de melasma, conforme explica a dermatologista Sylvia Ypiranga.
Além disso, como citado anteriormente, este óleo é capaz de melhorar a regeneração celular graças a sua composição, atenuando manchas na pele. "Sua ação anti-inflamatória também pode clarear manchas que tenham essa origem", pondera Simone.
Vale lembrar que o uso de protetor solar é indispensável e insubstituível quando falamos de prevenção de doenças e manchas na pele.
Prevenção do envelhecimento precoce: a vitamina C e a ação antioxidante presente no óleo de rosa mosqueta auxiliam na recuperação da barreira cutânea da pele, evitando assim o aparecimento de rugas e linhas de expressão antes do tempo.
Há cremes antienvelhecimento específicos para o contorno dos olhos, do rosto e também para as mãos que contém na fórmula o óleo de rosa mosqueta, estes podem ser associados ao FPS diário para prevenir o envelhecimento precoce.
Hidratação da pele: por último e não menos importante, o óleo de rosa mosqueta deixa a pele macia com seu alto teor de hidratação que penetra nas camadas da cútis proporcionando uma pele viçosa.
Como usar o óleo de rosa mosqueta
Aplique algumas gotas sobre o local da pele que deseja tratar e espalhe em movimentos circulares até notar que óleo foi completamente absorvido.
Óleo de rosa mosqueta no rosto e corpo: A dermatologista Sylvia recomenda a utilização do produto após o banho, que é quando a pele está limpa e necessita de hidratação, recebendo melhor o óleo.
Óleo de rosa mosqueta no cabelo: As especialistas também indicam o uso do óleo de rosa mosqueta para cabelos secos, podendo ser acrescentadas algumas gotas em cremes de hidratação para potencializar os efeitos.
Contraindicações do óleo de rosa mosqueta
Não há contraindicação para o uso do óleo de rosa mosqueta puro, mas pode ser que eventualmente cause dermatite de contato, principalmente quando misturado a outros ativos e essências (fragrâncias).
Além disso, se você tem pele muito oleosa, talvez não goste do toque "grudento" que o produto deixa no rosto e no corpo.
Dessa forma, o ideal é se consultar com um dermatologista para entender se o óleo será benéfico e se pode ser associado a outros tratamentos que você precisa para ter a pele que tanto deseja.
Onde encontro o óleo de rosa mosqueta?
Pode ser encontrado em farmácias e lojas de óleos essenciais. É importante ressaltar que é possível achar o óleo de rosa mosqueta puro ou misturado com outros produtos.
Saiba mais: Benefícios do óleo de rícino para a pele e cabelo
Fontes consultadas:
- Médica dermatologista, Sylvia Ypiranga, Assessora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), CRM 89062
- Médica dermatologista, Simone Neri, CRM 80919.