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Reduza o estresse no trânsito com sete dicas

Alongamento, música e respiração ajudam a reduzir o nervosismo no carro ou transporte público

Quem pensa que trânsito engarrafado é exclusividade das grandes metrópoles, está enganado. Atualmente diversas cidades tem esse problema, que inclusive é muito comum também em rodovias. O problema é que o tráfego parado causa muito estresse, devido a diversos fatores, o que reduz muito a qualidade de vida de quem precisa encarar o trânsito a semana inteira, não só dirigindo, como também de passageiro em um carro ou no transporte público.

"Entre 13 e 17% dos motoristas brasileiros têm algum distúrbio comportamental no trânsito, e o estresse é um fator que acaba desencadeando esses problemas", considera o clínico geral Dirceu Rodrigues Alves Junior, chefe do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional na Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET). Portanto, prevenir nesses casos é o melhor remédio. E apesar de o trânsito parecer inevitável, existem sim formas de reduzir essa tensão, não importa se você está conduzindo ou sendo conduzido. Confira algumas a seguir:

Faça alongamentos

Homem relaxando no carro - Foto: Getty Images
Homem relaxando no carro - Foto: Getty Images

O estresse emocional, por conta dos atrasos e compromissos do dia não é o único fator que torna o trânsito estressante. Outra das causas é física: estar por muito tempo na mesma posição. O carro ou ônibus cheio podem parecer locais fechados, pequenos ou apertados, mas é possível fazer alguns alongamentos para relaxar o corpo e a mente. "O ato produz endorfina, um analgésico natural do nosso organismo, aquele que faz o atleta sentir prazer quando termina o exercício, apesar do cansaço", explica o clínico geral Dirceu Rodrigues Alves Junior, chefe do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional na ABRAMET.

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Outro benefício está em movimentar músculos que normalmente ficariam parados, evitando dores no corpo, que podem aumentar a sensação de estresse. O especialista indica flexionar os braços atrás da cabeça e o tórax para frente ou sobre o volante, tracionar os joelhos sobre o abdômen, e flexionar e estender punhos e tornozelos.

Respire melhor

Homem soprando o vidro do ônibus - Foto: Getty Images
Homem soprando o vidro do ônibus - Foto: Getty Images

Inspirar e expirar são uma excelente alternativa para trazer relaxamento. Principalmente puxar o ar para dentro dos nossos pulmões. "A inspiração está mais conectada com o lado ativo do sistema nervoso autônomo, chamado simpático, enquanto a expiração está mais conectada com o lado calmante do sistema nervoso autônomo chamado parassimpático", ensina Marcos Rojo Rodrigues, PhD em Ciência do Yoga (Índia) e professor do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (USP).

Além disso, a respiração leva mais oxigênio a todos os tecidos do corpo, incluindo o cérebro. "Isso ajuda a manter os neurônios em equilíbrio, regulando suas funções e ajudando a manter o bem-estar", frisa Alves. Experimente expirar e inspirar durante o mesmo tempo, e até segurar o ar um pouco entre os movimentos, isso vai acalmar o nervosismo por estar atrasado, e até ajuda-lo a pensar em uma solução para evitar esse trânsito de alguma forma.

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Pense em rotas alternativas

Carrinho sobre o mapa da cidade - Foto: Getty Images
Carrinho sobre o mapa da cidade - Foto: Getty Images

Trocar de caminho, seja a rua em que você dirige ou o itinerário do ônibus que você escolhe, pode nem sempre evitar o trânsito, é verdade. Mas mesmo quando o tráfego continua atravancado na sua rota alternativa, ainda assim o estresse pode ser menor. "Passando todo dia pelo mesmo lugar é monótono, quando você desvia o caminho, vivencia o ambiente, identificando sons e paisagens fora da rotina, e isso realmente ajuda a buscar um equilíbrio", considera Alves.

Para melhorar, isso também ajuda a colocar seu cérebro em ação, e tira você do "piloto automático", quando você simplesmente passa pelo caminho sem prestar atenção. O cérebro também cria novas conexões entre os neurônios todos os dias, um fenômeno importante que os cientistas chamam de neuroplasticidade e que ajuda a quebrar hábitos.

Feche os vidros

Idosos com o carro todo fechado - Foto: Getty Images
Idosos com o carro todo fechado - Foto: Getty Images

Quando você está preso no trânsito, tudo serve para aumentar seu estresse. "O meio externo ao carro é extremamente nocivo, com vapores, fuligens, além da vibração, ruído e variação de temperatura causados pelos veículos", enumera Alves. Além de tudo, o calor faz com o indivíduo sue, perdendo minerais e o equilíbrio de seu corpo. Tudo isso ajuda a piorar ainda mais o estado de nervos de quem está nessa situação. Por isso mesmo, a melhor atitude para o especialista é fechar os vidros e se isolar desse ambiente, sem participar dele.

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Ouça música e cante junto

Homem ouvindo música no ônibus - Foto: Getty Images
Homem ouvindo música no ônibus - Foto: Getty Images

Ligar o rádio ajuda a transportar o motorista para longe do ambiente estressor, fazendo com que os fatores estressantes listados no tópico anterior fiquem longe. Escolher uma música que você possa cantar é o ideal, pois é mais uma forma melhor ainda de escape. O tipo de música não importa tanto, o essencial é que o estilo o agrade. "Cada pessoa relaxa de acordo com o seu estilo de vida e estilo musical, portanto não há problemas em relaxar ouvindo heavy metal, desde que seja o gosto da pessoa. Se a música te faz esquecer os problemas, relaxar e acalmar, ela pode ser utilizada com esse fim", comenta o psiquiatra Leonard Verea, especializado em Medicina Psicossomática e em Medicina do Trabalho.

Para quem está no transporte, uma pesquisa feita pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Londres indicam que o fone de ouvido altera nossos limites de espaço pessoal, ou seja, torna mais tolerável a proximidade entre as pessoas que vemos nos ônibus, metrôs e trens lotados. Para quem está sentado ou se equilibra bem de pé, ler um livro também ajuda bastante e sair da realidade do trânsito e não se preocupar tanto com o tempo perdido. Mas no transporte público, evite cantar junto ou ler em voz alta, viu?

Tenha uma companhia

Rapaz pegando carona com moça - Foto: Getty Images
Rapaz pegando carona com moça - Foto: Getty Images

Dividir o trajeto do trabalho com um amigo ou mesmo combinar caronas de carro também ajuda a tornar o momento mais suportável. Parte do estresse no trânsito não se dá apenas pelo nervosismo de ter compromissos e estar atrasado e da falta de mobilidade, mas também com a insegurança de ser assaltado. E só o fato de ter companhia já traz uma sensação de conforto, pois normalmente as vítimas desse tipo de atentado são pessoas sozinhas.

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Se você dirige pode combinar um esquema de caronas. Se for possível revezar o motorista é melhor, afinal a maior parte do estresse acaba ficando com quem está ao volante. Mas mesmo que você dirija todos os dias, ainda é vantajoso ter alguém preenchendo o banco do co-piloto: "quando se tem parceiros no veículo, há como conversar, se distrair e assim o motorista não enfrentar o meio externo nocivo", expõe Alves.

Desengate o carro

Moça a vontade com o carro parado - Foto: Getty Images
Moça a vontade com o carro parado - Foto: Getty Images

Para quem tem carro com cambio manual, ou seja, que precisa trocar as marchas, é importante sempre tirar o pé da embreagem e deixar o veículo em ponto morto quando estiver parado. "A perna esquerda fica em uma posição desconfortável e antiergonômica, em que você flexiona os músculos e compromete a articulação do tornozelo, joelho e da coxa com o quadril, além de prejudicar a lombar", enumera Alves. E isso alivia o estresse físico do trânsito. Além disso, o estado de tensão muscular ajuda a aumentar a irritabilidade, pois há um maior desgaste físico e demanda de oxigênio, o que leva à fadiga muscular.